Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
23/05/2016

Mutirão de Saúde atrai a população na região hospitalar de Belo Horizonte

Fonte: ADEP-MG
Estado: MG
A tenda da Defensoria ainda estava sendo montada quando as pessoas começaram a chegar a Praça Hugo Werneck, na região hospitalar de Belo Horizonte. Alguns, alertados pelo noticiário, vieram direto de casa, trazendo em envelopes ou pastas, documentos e papeis relativos à demanda que apresentariam aos defensores públicos. Outros passavam pelo local e decidiram aguardar o atendimento.  Acompanhando familiares ou buscando solução para as próprias questões de saúde, viam ali a oportunidade de encurtar caminho ou mesmo colocar um fim na via sacra em busca de uma solução. Com isto, o movimento foi intenso e permanente até o final da ação encerrada pouco depois do meio dia.
 
Com o tema “Garantir o seu direito é o nosso maior feito”, a atividade organizada pela Associação dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), em parceria com a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Defensoria Pública do Estado e a Defensoria Federal, em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, destacou a atuação dos defensores públicos no acesso à saúde.
 
Consulta e tratamento  
 
De Santo Antônio do Monte, localizada a 194 quilômetros da capital, Fátima Aparecida Silva veio  trazendo o neto de dois anos para uma consulta pré-operatória.  A criança é acompanhada pelos médicos do Hospital das Clínicas da UFMG desde o nascimento. A Secretaria de Saúde de sua cidade quer transferir o acompanhamento do paciente para a Santa Casa daquela cidade,  atitude desaprovada até mesmo pelos profissionais do município.  “O médico da Santa Casa me explicou que não pode assumir o caso porque não tem acompanhado meu neto”, disse a avó. Aproveitando o mutirão de atendimentos, Fátima Silva recebeu orientação dos defensores sobre o assunto.
 
Salvador Eustáquio Gomes, morador de Belo Horizonte, é outro avô preocupado com a saúde do neto a procurar o mutirão de atendimentos realizado pela ADEP-MG.  A criança necessita de acompanhamento psicológico, mas não consegue atendimento no posto de saúde do bairro em que mora. “Hoje ele é uma criança de cinco anos que pode fazer um tratamento e melhorar, mas se esperar muito, já não terá efeito, especialmente se for adulto”, desabafou o avô que foi orientado pelos defensores públicos.
 
Outras áreas
 
Quem não buscou resposta para um problema na área da saúde aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas em outras áreas.  No local, defensores públicos do estado e federal se empenharam no sentido de acolher a todos.
 
Dalva Maria Gomes levou uma dúvida sobre direitos do consumidor. E saiu satisfeita com a orientação recebida. Um empréstimo feito às pressas, sem considerar o número de parcelas e o valor a ser pago mensalmente, levou toda a sua família a questionar a decisão. Ao confirmarem a taxa exorbitante de juros, tentaram devolver a quantia ao banco. A instituição não concordou em rescindir o contrato. O dinheiro foi depositado, integralmente,   em uma conta bancária. Dalva buscou, durante o mutirão de atendimento, uma forma de resolver a pendência.   
 
Na mesa do defensor público federal Diego de Oliveira Silva, o movimento também foi intenso.  Vinte e três pessoas receberam orientação do profissional que há alguns anos vem participando das ações promovidas pela ADEP-MG.   Diego Oliveira destacou a validade da parceria entre a Defensoria Pública federal e a estadual. “É importante que essa parceria seja cada vez mais estimulada. Por mais que nossas questões sejam diferenciadas, nossos serviços tem um alvo comum: a população hipossuficiente”,  disse ele.
 
A deputada estadual Rosangela Reis (Pros-MG) presidente da Frente Parlamentar de apoio à Defensoria Pública, esteve no local do evento, vestiu a camiseta da campanha e conversou com os defensores presentes.
Para o presidente da ADEP-MG, Eduardo Cyrino Generoso a ação cumpriu mais uma vez seu objetivo que é divulgar o trabalho dos defensores públicos. “Hoje é o Dia Nacional da Defensoria Pública e os defensores comemoram trabalhando. A grande visibilidade desta ação permite que a população conheça a Defensoria Pública, o trabalho do defensor público e ainda nos aproxima da população”, avaliou o presidente da associação.  
 
Parceria  
 
Outro parceiro da ADEP-MG no mutirão de atendimento foi o Laboratório São Marcos.  Quem passou pelo local durante a ação teve a oportunidade de medir o índice glicêmico e aferir a pressão arterial.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
20 de maio, 16h30
Lançamento do Programa "Defensoria em Todos os Cantos"
20 de maio (segunda-feira)
Sessões Solenes no Congresso Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)