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23/05/2016

Campanha nacional é lançada na Bahia em mutirão de atendimento à população

Fonte: ADEP-BA
Estado: BA
A campanha nacional "Garantir seu direito é nosso maior feito" foi lançada na Bahia nesta sexta-feira, 20, pela Associação dos Defensores Públicos da Bahia (Adep-BA) em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE). O lançamento aconteceu em meio ao mutirão de atendimento que prestou orientações à população na Estação da Lapa, em Salvador. A campanha é organizada pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) com o apoio do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege) e abraçada pelas associações estaduais em todo país.
 
Nesta sexta, durante o mutirão, houve a distribuição de cartilhas, sendo a da campanha específica sobre o acesso à Saúde e como o defensor público pode auxiliar a população a ter este direito garantido. Os eventos desta manhã fizeram parte da programação oficial da Semana da Defensoria Pública.
 
Para a presidente da associação, Ariana Sousa, o momento foi de comemoração, mas de também de fazer pelo outro. "Hoje estamos atendendo à população baiana na Lapa em comemoração a esta semana festiva, realizando que fazemos de melhor: atender a população. Nós comemoramos, mas também trabalhamos. O defensor público está imbuído sempre, mesmo nas datas comemorativas, em ajudar quem mais precisa", explicou ela.
 
A iniciativa de comemorar trabalhando pelos que necessitam do trabalho do defensor foi compartilhada pelo defensor público-geral, Clériston Cavalcanti de Macedo. "Atuamos na promoção dos direitos das pessoas que precisam dos serviços da Defensoria Pública e nada mais simbólico do que comemorar o dia do defensor ou a semana da Defensoria trabalhando próximo da população, em um espaço onde tem um fluxo muito grande de pessoas que são o público alvo do trabalho. É algo que temos buscado, aproximar a Defensoria do cidadão".
 
A campanha lançada hoje visa ressaltar a representatividade da Defensoria Pública para a sociedade e a atuação do defensor público nas principais demandas que afligem a população. A iniciativa traz como lema geral "Defensor Público – Transformando a causa de um no benefício de todos" e está sendo lançada este mês em todos os estados que possuem Defensoria Pública em atuação. 
 
"A nossa batalha de anos é para que a Defensoria seja isso. Que ela cumpra esse papel de se aproximar da população. Para a população acessar o sistema de Justiça a porta precisa continuar sendo a Defensoria pública, porque é a instituição mais aberta, tem a tarefa constitucional de defender e não de acusar e de julgar, e isso é fundamental. Ela está nas principais causas que causam agonia na população, sejam os direitos da mulher, da população LGBT, da população negra ou indígena", afirma a ouvidora-geral da DPE, Vilma Reis.
 
E quem aprovou a ideia, mais do que qualquer outro, foi à população que não se acanhou em tirar suas dúvidas. "Achei nota dez. Fui bem tratado, por pessoas qualificadas, respeitado. Sei que agora vou consegui resolver o que eu preciso", disse o vendedor ambulante Orlando Gomes de Araújo Neto, de 48 anos, sobre a iniciativa do atendimento no local.
 
"Eu estava vindo aqui na Lapa resolver outro assunto e vi um movimento. Vim procurar ajuda da Defensoria Pública sobre a questão do PIS, que não estava conseguindo fazer a retirada. Graças a Deus consegui agendar e creio que vou resolver sim", explicou Gleice da Silva Matos.
 
Além da Defensoria Pública estadual, quem também participou do mutirão de atendimento nesta manhã foi a Defensoria Pública da União, esclarecendo aos presentes sobre temas referentes à área federal. "Nós estamos aqui concretizando o papel da Defensoria, como um agente de educação em direitos. A população é necessitada de informações sobre seus direitos. Esse trabalho de orientação é muito importante", esclareceu a defensora-chefe da União do Estado da Bahia, Charlene Borges.
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