A Defensoria Pública do Distrito Federal empossou nesta quinta-feira (28), doze novos defensores aprovados no último concurso público. Durante a cerimônia dois servidores também assinaram o termo de posse. Desde que foi criada, em 2012, a Defensoria Pública tem buscado preencher os 240 cargos de defensor público previstos em lei. Contando com os novos membros a instituição chega 214 defensores. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Fazenda do DF.
Os novos defensores foram empossados pelo defensor-geral Ricardo Batista. Compuseram a mesa o presidente da ADEP-DF, Fernando Ferraz, pela presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS), os deputados distritais Wellington Luiz(PMDB), Raimundo Ribeiro (PPS), Sandra Farage (SD), Telma Rufino (sem partido) e o conselheiro da OAB Federal, Severino Cajazeiras.
O orador da cerimônia, Tulio Max Mendes não escondeu a emoção ao proferir o discurso. O novo defensor público falou sobre a angústia durante o período de incerteza quanto a nomeação. “Foram dois anos de muita batalha, muita espera, mas combatemos um bom combate. Com o apoio da Adep-DF e do Defensor Geral, fizemos muitas visitas à Câmara Legislativas em busca de uma solução”, lembra Mendes.
Lidia Leite Marangon que também tomou posse fala sobre o nível de dificuldade do concurso para Defensoria. “Foi uma luta árdua, foi um concurso disputadíssimo, a maioria dos candidatos a concurso público vê a Defensoria como uma grande oportunidade, tanto para o crescimento profissional como satisfação pessoal em razão da carreira que proporciona ao defensor fazer um trabalho social muito bonito” comemorou. Karoline Arruda Silva veio da Bahia para ocupar uma cadeira no núcleo de atendimento. “Estou muito feliz, essa instituição é maravilhosa, pra mim é a melhor instituição do país para trabalhar hoje em dia”.
RecuperadoO presidente da Adep-DF, Fernando Ferraz, comemorou junto com os novos defensores públicos e ressaltou os desafios que todos irão encontrar a partir de agora. “Tenham sempre na cabeça que o importante são os nossos assistidos, os carentes que estão brigando para que o sol brilhe um pouquinho mais nas suas vidas. Nós vamos ser um condutor para trazer esse sol para a vida dessas pessoas. Sejam todos bem vindos a Adep” parabenizou.
Assinatura-RBO defensor público geral Ricardo Batista foi além ao destacar a importância da solenidade como um marco na consolidação da Defensoria Pública do DF. Essa foi a primeira vez que defensores públicos são empossados pelo Defensor Geral. “Nos lidamos todos os dias no enfretamento das mais variadas situações como de angustia ou sofrimento das pessoas e é visível, palpável, tangível que extrapole a relação defensor e assistido – quando nós lutamos para essa instituição e testemunhamos a evolução, acontece momentos mágicos como esse de empossar defensores públicos – é um grande momento, quem está realizando esse ato é o Defensor Público Geral, o que representa uma evolução institucional e de afirmação da nossa real autonomia.