Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/04/2016

#NãoàRedução: Comissão da Infância e Juventude da ANADEP critica relatório da PEC 33

Fonte: ANADEP
Estado: DF
A Comissão da Infância e Juventude da Associação Nacional de Defensores Públicos (ANADEP) divulgou nesta terça-feira (19) nota pública manifestando-se contrária ao parecer apresentado pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB/ES) sobre a PEC 33/2012. De autoria do senador Aloysio Nunes (PSDB/SP), a proposta abre a possibilidade de penalização de menores de 18 anos e maiores de 16 anos pela prática de crimes graves.
 
O relator da matéria apresentou um substitutivo que manteve a aprovação do texto de Aloysio Nunes e rejeitou outras três propostas (PECs 74/2011,  21/2013 e 115/2015), que tramitam em conjunto. Para ele, a aprovação da PEC estabelece uma "terceira via para o problema da delinquência juvenil".
 
A Comissão da Infância e Juventude da ANADEP afirma que os defensores públicos trabalharão para que não haja retrocesso na legislação. Ainda, segundo a Comissão, o Poder Legislativo deve somar esforços para a efetivação dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e também investir na formação dos jovens. Outro ponto destacado é que o relatório foi pautado em exceções e não considerou dados da Secretaria de Direitos Humanos, por exemplo.
 
“Por esses motivos, a Comissão da Infância da Anadep manifesta-se contrariamente a qualquer alteração do art. 228 da Constituição, ratificando nosso compromisso com a efetivação das garantias previstas na Carta Magna e no ECA para assegurar a efetiva proteção de nossas crianças e adolescentes”, aponta o documento.
 
A ANADEP continuará o trabalho Legislativo no Senado em relação à questão da Redução da Maioridade Penal e vai intensificar as ações nas redes sociais.
A vice-presidente da ANADEP, Marta Zanchi, entregará aos senadores que compõe a CCJ a nota técnica. Nesta quarta-feira (20), haverá sessão na Comissão e Constituição da Casa para analisar a admissibilidade do relatório.
 
Clique aqui e leia a nota na íntegra. 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
13 de maio (virtualmente)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)