DF: Riacho Fundo II recebe atendimento jurídico e psicossocial no “Defensoria em Ação”
Estado: DF

Os moradores do Riacho Fundo II receberam no último sábado (27) o “Defensoria em Ação”, que leva o atendimento da Defensoria Pública do DF a localidades que não possuem fóruns. Foram dias na cidade e esta é a segunda parada do projeto, que já atendeu também a comunidade da Estrutural e ainda visitará mais regiões que não possuem atendimento jurídico acessível.
A população teve a oportunidade de buscar orientação jurídica e psicossocial das 9h às 17h de forma gratuita, sem precisar se locomover para longe de casa. “A recepção do público está sendo positiva com a ação, pois estou percebendo pelos atendimentos que a população está realmente aproveitando para tirar suas dúvidas. Consigo ver que estão satisfeitos em receber orientações e encaminhamentos adequados às suas demandas perto de casa”, comentou a psicóloga do Departamento de Atividade Psicossocial da Defensoria, Camila Santos.
A aproximação da Defensoria com a comunidade por meio desta ação tem aberto portas para que os cidadãos saibam como resolver seus problemas, como é o caso do Hélio Moreira, de 44 anos, que sofreu um acidente de trânsito em meados de 2010 e ainda enfrenta problemas burocráticos com a rede pública de saúde e com o INSS.
“Talvez a população não recorre às pessoas certas por falta de informação, mas a Defensoria veio aqui para esclarecer sobre esses assuntos e hoje vejo que, se eu tivesse recorrido (à Defensoria) antes, provavelmente eu já tinha resolvido meu problema”, observou Hélio.
Os atendimentos realizados no projeto são dos mais diversos tipos, como dívidas de faculdade, troca de nome, direito a benefícios e pensões, reconhecimento de paternidade, dentre outros. Por isso que, para Maria Nazaré, colaboradora do núcleo de atendimento da Defensoria no Riacho Fundo I, “a Defensoria deve estar sempre próxima da população, pois ela necessita muito deste tipo de trabalho”.
O projeto incentiva a comunidade a praticar a reivindicação dos seus direitos, de acordo com o representante da administração do Riacho Fundo II, Evandro Pereira. “A administração local já tem a obrigação de colocar o cidadão em contato com os seus direitos, mas quando a Defensoria Pública vem até aqui, desperta essa questão no cidadão. Temos muitas questões não resolvidas, como habitacional, de aposentadoria, e muitas vezes o cidadão tem seu direito garantido mas ele não tem conhecimento”, avaliou.
A escolha do Riacho Fundo II para a segunda parada do “Defensoria em Ação” é vista como estratégica pelo defensor público Fábio Vasques, que considera importante colocar a Defensoria mais perto dos cidadãos carentes. “Trazer este atendimento jurídico e psicossocial a esta região só traz facilidade a quem mais precisa de informação, encaminhamento e tudo mais”, concluiu. O projeto visita o Itapoã nos próximos dias 4 e 5.






