Em dezembro, a Defensoria Pública Itinerante levou os serviços da Instituição para as comarcas de Capetinga, Delfinópolis, Distrito de Milagres e Passos.
CAPETINGA
Em Capetinga, no dia 8, foram realizados 33 atendimentos, nas áreas Criminal, Previdenciária e Família. Foram feitos dois reconhecimentos de paternidade. Trabalharam no atendimento a coordenadora Local de Cássia, Ariadne Fernanda de Faria e Sousa Ramos, a gestora Selma Carmozine e a estagiária Cidinha Bento, que receberam apoio da assessora jurídica da prefeitura de Capetinga, Cinthia de Oliveira Barbosa.
A assistida Darc Aparecida Lourenço; a gestora Selma Carmozine; a estagiária voluntária da DP Maria Aparecida Bento; Ariadne Fernanda de Faria e Sousa Ramos, Manuela Nicácio de Sousa Ramos, o técnico Mauro e o motorista Rodrigo
DELFINÓPOLIS
No dia 9, a Defensoria Itinerante esteve em Delfinópolis, onde foram realizados 13 atendimentos nas áreas de Família, Criminal e Previdenciária.
De acordo com a coordenadora Local de Cássia, Ariadne Fernanda de Faria e Sousa Ramos, responsável pelo atendimento em Delfinópolis e Capetinga, “foram dois dias de muita produtividade, pois todo defensor público de Minas Gerais tem que ir aonde o assistido está. E foi o que fizemos, levamos a Defensoria aonde ela precisa estar, próximo da população vulnerável e carente de recursos jurídicos”.
Responsáveis pelo atendimento em Delfinópolis, a gestora Selma Carmozine, a defensora pública Ariadne Fernanda de Faria e Sousa Ramos e a estagiária Maria Aparecida Bento realizaram 13 atendimentos na cidade
PASSOS
Em Passos, a Defensoria Itinerante prestou atendimento no dia 10, quando recebeu 20 assistidos com demandas nas áreas Cível, Família e Criminal.
Equipe que trabalhou no atendimento itinerante em Passos realizou 20 atendimentos nas áreas Cível, Família e Criminal
O atendimento foi realizado na parte da tarde, em uma praça movimentada de um bairro mais afastado do centro. A Defensoria Pública recebeu apoio da Prefeitura Municipal e da Polícia Militar.
De acordo com o coordenador Regional Sudoeste, Carlos Alberto Thomazelli Penha, “apesar da chuva intensa, consideramos que o resultado foi positivo e a população local ficou satisfeita com a presença da Defensoria Pública. A experiência foi muito boa. A estrutura do ônibus é excelente”.
MILAGRE
Na tarde do dia 11 de dezembro, a Defensoria Pública Itinerante visitou o Distrito de Milagre, Comarca de Monte Santo. Com a presença do coordenador Local de Monte Santo de Minas, Milton César de Lima, foram prestados oito atendimentos e orientações jurídicas as pessoas carentes voltados para a área de direito de família, cível e criminal.
Para o defensor público “o projeto é relevante, para comarcas que abrangem outras cidades ou distritos”. Já a assistida, Elizângela Aparecida Anacleto, gostou da iniciativa, ressaltando que “às vezes é tão difícil ir até o fórum em Monte Santo que a gente acaba desistindo de lutar pra receber a pensão alimentícia”. Segundo Milton César de Lima, “com população de cerca de sete mil habitantes, economia baseada na agricultura, Milagre fica a 16 quilômetros de Monte Santo, por estrada de terra, o que, em tempo chuvoso, aumenta as dificuldades de acesso da população a bens e serviços públicos”.