Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
02/12/2015

Exposição na Defensoria Pública de SP comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos

Fonte: ASCOM/DPE-SP
Estado: SP
Em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12), a Defensoria Pública de SP participa da ação “Sonhar o Mundo – Educando para a Diversidade”, promovido pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de SP. De 2 a 18 de dezembro, o atendimento inicial da Defensoria Pública da Capital receberá a exposição “Cartas de Chamada de Atenção”, desenvolvida pelo Museu da Imigração (MI) e que aborda histórias de vida de quem é imigrante ou refugiado no Brasil.
 
O projeto “Cartas de Chamada de Atenção” foi idealizado pelas equipes do educativo e de pesquisa do MI, em parceria com os alunos e professoras do curso de português do Arsenal da Esperança– instituição que acolhe homens em situação de vulnerabilidade social, dentre eles africanos recém-chegados ao Brasil. A ideia nasceu para ocupar duas lacunas sobre o tema: a ausência de informações do recente movimento imigratório de africanos para o Brasil, e o fato de poucos saberem que o Museu da Imigração ocupa somente parte das edificações da antiga Hospedaria do Brás, já que a outra é destinada ao Arsenal da Esperança.
 
A partir da leitura e discussão de cartas de chamada que fazem parte do arquivo documental da antiga Hospedaria do Brás, a iniciativa incentivou os participantes a elaborar suas próprias cartas durante uma série de encontros mediados.
 
Ao longo dos encontros, as equipes tiveram a oportunidade de trocar histórias e experiências com os participantes, compreendendo as causas do migrar e suas consequências. Os participantes são provenientes de onze países do continente africano: Angola, Burkina Faso, Gâmbia, Guiné Bissau, Guiné Conacri, Mali, Nigéria, Quênia, República Democrática do Congo, Senegal e Togo.
 
Saiba mais
 
A ação “Sonhar o Mundo – Educando para a diversidade” é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Governo do Estado e reúne cinco museus para promover atividades educativas temáticas, palestras, oficinas e exposições, com objetivo de aproximar os expectadores dos direitos humanos e de como esses direitos se expressam na vida e no cotidiano das pessoas.
 
Museu da Imigração, Museu da Diversidade Sexual, Memorial da Resistência, Museu Afro Brasil e Museu Índia Vanuíre participam do projeto, trazendo experiências que provoquem a reflexão e novos olhares sobre a diversidade cultural.
 
Clique aqui para mais informações sobre a ação “Sonhar o Mundo – Educando para a diversidade”.
 
Serviço
Cartas de Chamada de Atenção
Período: De 02 a 18 de dezembro
Local: Atendimento inicial da Defensoria Pública do Estado de São Paulo  - Rua Boa Vista, nº 150.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)