Mais de 90 convidados, entre associados e familiares, participaram da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Amazonas (Adepam). O evento, que também marcou a confraternização de fim de ano para os associados da Adepam aconteceu neste sábado, 28 de novembro, no Restaurante La Parrilla, zona Centro-Oeste de Manaus.
Antes do ato de posse, houve sorteio de brindes para os associados, como livros, vale-compras no valor de R$ 300 e um cheque de R$ 1.500.
Com a posse, deixam a diretoria o presidente, Helom César da Silva Nunes, a secretária Nayara de Lima Moreira, o tesoureiro, Péricles Duarte de Souza Júnior, o diretor social Isaltino José Barbosa Neto e a diretora de patrimônio Raquel Raimunda Batista Braga; e assumem o presidente Fernando Figueiredo Serejo Mestrinho, o vice-presidente Vitor Kikuda, a secretária Kanthya Pinheiro de Miranda, o tesoureiro Danilo Germano Ribeiro Penha, a diretora social Flávia Lopes de Oliveira, o diretor de patrimônio Nairo Aguiar Cordeiro e, no Conselho Consultivo e Fiscal Messi Elmer Vasconcelos Castro, Newton Ramon Cordeiro e Lucena, e Vitor de Oliveira Montenegro.
Na ocasião, o presidente da gestão 2014/2015, Helom Nunes, iniciou a cerimônia de posse dos novos membros. De acordo com ele, nos últimos dois anos, a associação conseguiu muitos avanços, mas destacou que ainda há desafios e que continuará a disposição para ajudar a gestão atual.
“De repente uma instituição que tinha 40 membros, passou a ter 100 com idades e a anseios diferentes. Tivemos uma eleição recente, que mostra que a classe está mais unida, sabe o que quer, entende os desafios e está junta para encará-los. Pela primeira vez, ocorreu um debate para defensor público-geral, que foi organizado pela associação. Também realizamos o dois encontros de defensores. Eu torço muito e agradeço a nova diretoria, que está aceitando um grande desafio. Participei diretamente da formação dessa chapa, confio nesse espírito de alternância e eu, bem como todos da gestão anterior, seremos soldados, em que poderão contar sempre”, enfatizou.
O novo presidente da Adepam, defensor público Fernando Mestrinho, elogiou a gestão anterior e afirmou que vem recebendo bastante apoio dos colegas, traçando alguns objetivos com os novos membros da associação. Ele afirmou que unir a confraternização de fim de ano com a cerimônia de posse foi muito importante, para que todos fossem apresentados aos associados e estreitassem contatos com os colegas da profissão.
“É uma felicidade muito grande estar a frente da Adepam. Tenho pouco tempo de carreira, mas amo a instituição e amo o grande ofício de ser defensor. Sei da responsabilidade que temos, mas estamos confiantes. Temos como objetivo manter sempre um bom diálogo com a administração, com o conselho, tendo em vista que, os fins, apesar da independência da associação, são os mesmos, melhorar a vida dos associados, estruturar a carreira, contribuir para o fortalecimento da instituição e também da qualidade dos defensores. A diretoria anterior está de parabéns, fizeram um ótimo trabalho e também tiveram uma feliz ideia de juntar a confraternização com a posse. Pudemos nos encontrar com grande parte dos defensores e nos apresentar a eles”, pontuou.
A defensora pública e associada há 11 anos na Adepam, Melissa Souza Credie Borborema, também elogiou o evento. Segundo ela, a confraternização marca uma conversão de forças. “Estamos celebrando o processo democrático que tivemos nessa semana, estamos celebrando essa nova diretoria, que antes de tudo, tenho certeza que vai continuar com o trabalho belíssimo que a direção do Helom já conseguiu alcançar e estamos nos confraternizando. Todo fim de ano temos vontade de nos alinhar e encontrar com os mais próximos, nada mais justo que os irmãos defensores se reúnam”, disse.
Para a defensora da Comarca de Tefé, Petra Sofia, houve avanços, mas ainda há muito para se alcançar. Ela disse acreditar que a nova gestão deve conseguir melhorias para a instituição e associados. “Tefé é uma Comarca realmente grande, tem uma demanda muito intensa, então a presença da defensoria é indispensável e a gente está fazendo a diferença lá, eu e meu colega Marcelo. É uma alegria poder servir a população, mas ainda temos o que avançar e estruturar”.