A Defensoria Pública, através da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cdedica), e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, lançam nesta terça-feira (17), às 16h, na Biblioteca Parque Estadual, o I Concurso de Redação e Desenho voltado para crianças e adolescentes em situação de acolhimento familiar ou institucional no município do Rio. A proposta é incentivar a educação e a cultura de crianças e adolescentes ao mesmo tempo em que se dá visibilidade social.
“Estamos incentivando educacionalmente, mas também queremos permitir que os trabalhos sejam veículos para que eles se apresentem à sociedade e mostrem que são crianças que sonham e têm desejos como todas as demais crianças”, disse a defensora pública Daniela Calandra.
O concurso, que espera receber cerca de 500 participantes, encerra as comemorações dos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Serão propostas às crianças e adolescentes em acolhimento familiar e institucional, da Prefeitura ou da rede conveniada, que façam desenhos ou redações. Na faixa etária de 3 a 7 anos, o tema será “O que eu quero ser quando crescer”. Já a partir de 8 anos, a pergunta a ser respondida é “Como eu me imagino aos 25 anos”.
“Além da perspectiva de dar visibilidade social, quem sabe, não vamos descobrir talentos artísticos escondidos?”, indaga esperançosa a defensora pública Elisa Cruz.
Os primeiros colocados em cada categoria serão premiados em uma festa no fim do ano.
Serviço:
Lançamento I Concurso de Redação e Desenho
Data e hora: 17/11 (terça-feira), às 16h
Local: Biblioteca Parque Estadual Teatro Alcione Araújo - Av. Presidente Vargas, 1261, Centro