O defensor público-geral, André Luís Machado de Castro, e o secretário-chefe da Casa Civil, Leonardo Espíndola, inauguram nesta sexta-feira (17), às 10h, as novas instalações dos Núcleos de Primeiro Atendimento de Itaboraí, que também abrangem o município vizinho de Tanguá. Diariamente, cerca de cem pessoas são atendidas pelas defensoras públicas que atuam na região.
A Defensoria em Itaboraí passa a ocupar um imóvel construído para fins comerciais, com rampa para acesso de portadores de necessidades especiais; banheiros masculino, feminino e banheiro acessível; e ar condicionado em todas as salas. O espaço, com cerca de 240 metros quadrados, conta também com recepção para triagem e sala de espera com TV. Os Núcleos de Primeiro Atendimento são divididos em Núcleo Cível e Núcleo de Família.
- O espaço que o núcleo ocupava era precário. Os usuários dos serviços da Defensoria precisavam usar os banheiros do antigo fórum da comarca, agora desativado - explica o defensor público Marcello Mendonça de Brito, coordenador da região 2 (Niterói e adjacências).
Segundo ele, as duas defensoras que atuam em Itaboraí precisavam se revezar, por falta de espaço físico e equipamentos.
O novo endereço da Defensoria Pública em Itaboraí é Rua Major Romeu Simões da Fonseca, 251. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.