O Grupo de Trabalho que estuda as rotinas das Varas da Infância e Juventude de Porto Alegre realizou nessa segunda-feira (13) mais um encontro. Além de debater com a rede de acolhimento de crianças e adolescentes, o encontro também marcou os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, comemorados nessa segunda-feira (13).
O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Tasso Caubi Soares Delabary , ressaltou a necessidade de se buscar cada vez mais alternativas que permitam o atendimento integral dos direitos de crianças e adolescentes por todos os órgãos da rede de proteção. Segundo o magistrado, a reunião de hoje teve o propósito de convidar as instituições a buscar soluções e melhorias nos serviços realizados no âmbito do Juizado Regional da Infância e Juventude da Capital.
Participaram da reunião: representantes do Ministério Público, da direção da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), da Fundação de Proteção Especial (FPE) e da Defensoria Pública.
Para o mês de agosto, ficaram agendadas duas reuniões, uma no dia 06/8 com a FPE, FASC, Secretarias da Saúde e Educação e os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS), para ajustar fluxos de trabalho com o 2º Juizado da Infância e Juventude; e outra no dia 13/8 com a FASC e FPE para discussão de casos de processos de destituição do poder familiar em fase de citação.
Além do Corregedor-Geral da Justiça também integram o Grupo de Trabalho os Juízes-Corregedores André Guidi Colossi e Alexandre Tregnago Panichi ; as Assistentes Sociais do TJRS Angelita Rebelo de Camargo e Marleci Venério Hoffmeister ; as Procuradoras de Justiça Noara Bernardy Lisboa e Maria Regina Fay de Azambuja; e as Defensoras Públicas Cláudia Aparecida de Camargo Barros e Cristiana Konrd Olszewski.