Com o intuito de solucionar o déficit de médicos na Fundação Abrigo do Bom Jesus de Cuiabá, a Defensora Pública e membro titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Silvia Maria Ferreira, mediou, na tarde dessa quinta-feira (11), reunião entre representantes da fundação e da Universidade de Cuiabá (Unic). Na oportunidade, foi dado início as tratativas para assinatura de um Termo de Cooperação entre as instituições.
De acordo com a defensora, a reunião foi agendada após vistoria realizada no abrigo em abril e posterior encaminhamento de oficio à universidade. “A Unic respondeu nosso ofício demonstrando interesse e, então, mediamos esse encontro, que foi extremamente produtivo. Além de ficarem estabelecidos os próximos passos, abriu horizontes para cessão de médicos de outras especialidades, como fonoaudiólogo, enfermeiro e assistente social, por exemplo”.
Segundo a Presidente do Abrigo, Ana Maria Bezerra, hoje o departamento médico e de enfermagem utiliza o sistema público de saúde, sendo que os internos precisam ser encaminhados ao Posto de Saúde da Família. Além disso, uma vez por semana a fundação recebe a visita de um clínico-geral voluntário. “Precisamos dos serviços e temos interesse nesta parceria”, reforçou.
Denise Maria Dotta Abech, Diretora da Faculdade de Medicina da Unic, ressaltou que o primeiro passo será buscar a autorização do gestor da Unic e então dar início aos trabalhos para efetivação do termo. “Também precisamos fazer um trabalho com os alunos e um diagnóstico prévio dos idosos, mas temos total interesse nessa parceria. Temos um potencial subaproveitado e o Abrigo está precisando, vamos somar e fazer o melhor para a sociedade”.
Silvia Ferreira pontou que a Defensoria irá acompanhar todo o processo de formalização da parceria, fornecer a assistência necessária para que a mesma se efetive, bem como, posteriormente, acompanhar o funcionamento dos serviços prestados. Hoje o Abrigo possui 98 idosos.
Também participaram da reunião a Médica Geriatra, Mariana de Carvalho da Silva, a Fonoaudióloga, Carla Rodrigues Silvestre, a Coordenadora do Pronatec, Helita Maria Bastos Ramos e a Enfermeira, Mariana Rosa Soares, todas da Unic.