Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
01/09/2014

ADPETO: Projeto Conhecer Direito é apresentado a Quilombolas

Fonte: Ascom/ADPETO
Estado: TO
As comunidades quilombola Córrego Fundo, Malhadinha e Morro de São João receberam nos dias 27, 28 e 29 respectivamente, o teatro do Projeto Conhecer Direito. A intervenção cultural aconteceu nas comunidades, a céu aberto, na abertura dos trabalhos da ação Defensoria Quilombola, que já está em sua 35ª edição.
 
A peça teatral foi criada para levar Educação em Direitos para crianças, adolescentes e comunidades quilombola do Tocantins, de maneira lúdica e divertida. O que segundo Francinete Pereira, Assessora Técnica da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), foi uma inovação. “Achei fantástica a forma que o projeto abordou temas tão densos e complexos, como a questão dos direitos, de forma leve e divertida. Notei pela expressão das pessoas que eles se identificaram muito com os problemas enfrentados pelos personagens” afirmou.
 
“Eu nunca vi uma apresentação como esta, só mesmo na televisão. Mas assim, ao vivo, é muito mais bonito” relata José Lopes Sampaio, morador da comunidade quilombola Córrego Fundo.
 
Segundo Fabio Monteiro dos Santos, presidente da Adpeto, conscientizar os quilombolas acerca dos direitos básicos que a comunidade tem é uma necessidade. “Conhecer os direitos assegurados pela Constituição Federal é o primeiro passo para que as pessoas busquem a ajuda da Defensoria Pública no sentido de cobrá-los dos poderes públicos. A Adpeto enquanto entidade de utilidade pública tem o dever de fazer sua parte neste sentido”, conclui.   
 
O Projeto Conhecer Direito foi idealizado pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto) e faz parte da Campanha Nacional da Anadep para valorizar o trabalho do defensor público.
 
A próxima ação do Projeto Conhecer Direito vai acontecer no dia 25 de setembro, nas comunidades Curralinho do Pontal e Manoel João - Jurisdição de Porto Nacional  e contará com apoio do Sesc (Mesa Brasil) e Ruraltins.
 
 
DEFENSORIA QUILOMBOLA
 
A ação Defensoria Quilombola, foi criada pelo Núcleo de Ações Coletivas da Defensoria Pública (NAC), e pelo Núcleo da Defensoria Pública Agrária (DPAagra), com o objetivo de tutelar os direitos de todas as Comunidades tradicionais de origem Quilombola no âmbito do Estado do Tocantins. O objetivo deste projeto é garantir os direitos deste nicho da sociedade, adotando instrumentos extrajudiciais e judiciais imprescindíveis à dignidade da pessoa humana.
 
Para atender às comunidades nas últimas ações estavam presentes os defensores públicos Pedro Alexandre Gonçalves, coordenador do Núcleo da Defensoria Pública Agrária (DPAagra) Isabella Faustino Alves, Coordenadora interina do Núcleo de Ações Coletivas (NAC), Kênia Martins Pimenta, Diretora do Núcleo Regional de Porto Nacional e Fábio Monteiro dos Santos, Presidente da Adpeto.
 
Conforme o defensor público Pedro Alexandre Gonçalves, iniciar o trabalho da Defensoria Quilombola com a apresentação do teatro ajudou muito, pois houve uma identificação imediata das pessoas com os personagens. “Os problemas trazidos pela peça teatral muito se assemelham à realidade das comunidades negras do campo. As pessoas se identificam com o abandono histórico dos quilombolas retratado no espetáculo. O aspecto lúdico em muito auxiliou a comunidade na reivindicação de seus direitos fundamentais.” Afirma.
 
“A situação vivida pela personagem Nina eu também vivi. Achei muito bom o teatro mostrar questões parecidas com as que as pessoas vivem na comunidade: falta de ônibus escolar, dificuldade de acesso...desta forma as pessoas se enxergam e ficam com mais coragem para fazer perguntas aos defensores” relata a quilombola Maria Aparecida Ribeiro de Sousa, coordenadora de Comércio e Produção da Coeqto (Coordenação Estadual das Comunidades Quilombola do Tocantins).
 
“O projeto Conhecer Direito contribuiu de maneira especial com o sucesso destas edições da ação Defensoria Quilombola. Foi surpreendente ver como a peça teatral apresentada criou uma atmosfera de descontração e, sobretudo de identificação da comunidade com a obra. Ademais a presença da Adpeto na ação expressou a preocupação da entidade para além da representação da categoria, também com a missão institucional do Defensor Público na promoção dos direitos humanos, mormente dos vulneráveis.” Finalizou a defensora Isabella Faustino.
 
Além dos defensores participaram também os servidores da Defensoria Pública do Tocantins e os parceiros: Sebrae, Ibama, Itpac (Odontologia e Medicina), Prefeitura Municipal de Brejinho de Nazaré, Prefeitura Municipal de Santa Rosa, MDA, Funasa, Celtins, Coeqto, Seppir, ATS, Ruraltins e Ouvidoria Agrária Regional.
 
O ESPETÁCULO
 
O espetáculo foi criado pela equipe do Grupo de Teatro UM DOIS, em uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento, Educação, Interação e Apoio (IDEIA).
 
O espetáculo apresentado aos quilombolas foi adaptado da história infantil Os Saltimbancos. A peça apresenta de maneira muito divertida, os diversos problemas enfrentados pelos personagens. Para solucionar seus conflitos os personagens encontram maneiras criativas. Além disso, eles percebem que precisam estar unidos e trabalhar juntos, agir de maneira ética e respeitosa uns com os outros.
 
As situações vividas na história contada se assemelham às enfrentadas diariamente pelas pessoas, como a falta de transporte público, falta de acesso à comunidade, má qualidade da saúde pública, maus tratos, trabalho escravo, entre outros.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
20 de maio
AGE (Brasília)
12 e 13 de maio (Bahia)
Lançamento da Campanha Nacional
19 de maio (Senado)
Sessão Solene - Dia da Defensoria Pública
10 de junho
AGE
7 de julho
Reunião de Diretoria
8 de julho
AGE
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)