Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
16/12/2013

RO: Defensores públicos realizam mutirão de atendimento em Ariquemes

Fonte: G1.com
Estado: RO
Defensores públicos de várias comarcas do estado de Rondônia fazem um protesto diferente em Ariquemes (RO). Eles se uniram e realizam um mutirão de atendimento ao público. A ação é intitulada 'Defensoria ideal', e acontece durante todo o sábado (14).
 
De acordo com defensor público e presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia (Amadepro) André Vilas Boas, o projeto surgiu para chamar a atenção do governo quanto à falta de estrutura da Defensoria Pública de Rondônia, e mostrar como deveria ser o órgão nos padrões ideais. “Ao invés de pararmos o serviço, nós fizemos exatamente o contrário: convidamos defensores de outras comarcas para atuar neste sábado no atendimento à população de forma voluntária. A ideia é passar a mensagem do que nós poderíamos fazer se tivéssemos mais estrutura para trabalhar”, explicou Vilas Boas. Ao todo 15 defensores participam da ação.
 
A Defensoria Pública presta assistência integral jurídica para pessoas  que comprovarem insuficiência de recurso. Conforme Vilas Boas, atualmente Ariquemes conta com quatro defensores, quando no mínimo seriam necessários 10. “Temos a limitação física de atendimento, queremos atender mais, mas não podemos para não comprometer a qualidade do serviço que prestamos”, lamenta o defensor.
Vanilda Gomes, de 20 anos, há seis meses sofreu um acidente de trânsito no seu  horário de trabalho. Porém,  a empresa não arcou com os custos médicos. Sem recurso para contratar um advogado particular, Vanilda recorreu à defensoria pública para tentar solucionar seu problema. “Aproveitei que eles estariam atendendo hoje, e vim tentar resolver meu problema. Seria muito bom se no dia-dia tivesse mais defensores para atender”, salientou Vanilda.
 
Assim como Vanilda, Noeme Ferreira da Silva, 35 anos, e Albino Pereira dos Santos, de 42, também necessitaram da defensoria para sanar questões judiciais. Noeme e Albino são de Alto Paraíso (RO), município localizado há 52 quilômetros de Ariquemes, e estão em processo de divórcio .  “Aproveitamos que a defensoria iria realizar a ação viemos tentar agilizar a papelada da separação”, disse Noeme . Albino questionou a ausência de uma unidade do órgão em Alto Paraíso. “Seria muito bom se tivesse a defensoria na minha cidade”, destacou Albino Pereira.
 
O defensor público da comarca de Porto Velho, Fábio Roberto de Oliveira Santos, defendeu a implantação do órgão nas cidades de menor porte. “É de suma importância ter um núcleo da defensoria nessas cidades”.
A ação está sendo realizada na sede da Defensoria pública de Ariquemes, localizada na Avenida Canaã, no Setor 3. O atendimento ao público iniciou às 8h e se estenderá até 18h (horário local).
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
5 de agosto
AGE
8 de setembro
Reunião de Diretoria
9 de setembro
AGE
7 de outubro
AGE
30 e 31 de outubro
Encontro da Região Norte e Nordeste (Fortaleza)
10 de novembro
Reunião de Diretoria
11 de novembro
AGE
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)