Campanha da ANADEP “Defensores Públicos pelo Direito de Recomeçar” é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
Estado: DF

A cartilha “Defensores Públicos pelo Direito de Recomeçar” é finalista da XI edição do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNJC). A publicação faz parte da Campanha Nacional da Defensoria Pública, desenvolvida pela ANADEP, em parceria com as associações estaduais, Condege e Defensorias Gerais, para ser trabalhada ao longo de 2013, em especial, durante o dia nacional da Defensoria Pública – 19 de maio. Os vencedores vão ser anunciados durante o encerramento do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça - Conbrascom 2013, que até acontecerá em São Paulo, nos dias 10 e 11 de outubro. A equipe de comunicação da ANADEP irá participar do Congresso e fará a defesa do projeto selecionado. Nesta XI edição, o PNJC irá reconhecer as melhores experiências em 18 categorias.
A Associação já foi consagrada com o prêmio três vezes: primeiro em 2009, com a Campanha “Defensor Público para quem precisa: Justiça para todos”. Em 2010 foi primeiro lugar na categoria campanha de comunicação institucional e ficou em segunda posição na categoria Projeto Institucional. Já em 2011, a Campanha Nacional "Crianças – e adolescentes – Primeiro!" foi agraciada na categoria: Projeto Institucional.
A cartilha: De forma dinâmica e com várias ilustrações, a cartilha “Defensores Públicos: pelo direito de recomeçar” conta em 30 páginas como a sociedade pode ajudar na reinserção de ex-presidiários. A publicação informa como funciona o sistema progressivo de cumprimento de penas (regimes fechado, aberto e semiaberto) e explica como é a atuação do defensor público na área de execução penal. Um dos destaques da cartilha são os depoimentos de ex-presidiários. Eles contam que conseguiram mudar de vida e como o apoio de outras pessoas neste processo é fundamental. No final, a cartilha traz também um “tire suas dúvidas” com informações acerca da legislação trabalhista e qual a maneira mais fácil de ajudar um egresso do sistema prisional.
O prêmio: O Prêmio ocorre desde 2003 e é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), uma organização não governamental sem fins lucrativos, voltada para a promoção de debates e ações que aproximem as organizações públicas do cidadão. A distinção por meio de troféu e certificado visa contribuir para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços das assessorias de comunicação a partir do destaque de experiências bem sucedidas na área, reconhecendo e valorizando as práticas destinadas ao desenvolvimento da cidadania, à democratização das informações institucionais e à inclusão social, além de difundir pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos com foco na comunicação pública.
Conbrascom – O Conbrascom é promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça e nasceu a partir do Encontro Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça. O evento conta com edições anuais com debates, painéis e conferências, para estimular o desenvolvimento de uma política de comunicação voltada para esclarecer o cidadão, contribuindo para a democratização das instituições e o acesso à Justiça. Acesse o site do Conbrascom, saiba mais sobre o Prêmio e confira os trabalhos selecionados: conbrascom.fncj.org.br






