Criada pelo defensor geral do estado, Aldy Mello Filho, em 2011, a Escola Superior da Defensoria encerrou suas atividades curriculares relativas ao ano de 2012, com a conclusão do Curso de Inglês Jurídico, ministrado pelo defensor público Diego Carvalho Bugs. Após dois meses e meio de aulas, os alunos reuniram-se para comemorar o êxito da capacitação, que é inédita no país.
O encerramento do curso, que teve carga horária de 30 horas, aconteceu após a aplicação de uma prova final para avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos. Aldy Mello Filho destacou as qualidades do professor e as atividades desenvolvidas pela Escola durante o seu primeiro ano de funcionamento. "Apesar de recente, a Esdpe/ma vem se destacando entre as escolas de formação das carreiras jurídicas, seja pela qualidade dos cursos oferecidos a defensores, servidores, estagiários e demais operadores do direito, seja pelas iniciativas de formação comunitária em direitos humanos, tudo em conformidade com o que estabelece o seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, elaborado este ano", destacou o defensor geral que, na oportunidade, convidou o defensor público Diego Carvalho Bugs para integrar o quadro de professores da Escola.
O diretor da Esdpe/Ma, Cristiano Matos, lembrou que o curso de inglês jurídico é uma ferramenta indispensável aos membros e servidores da instituição que pretendem se submeter à realização de mestrado.
“Não bastasse isso, muitos estrangeiros que vêm ao Brasil na busca de emprego por vezes enfrentam problemas e terminam buscando auxílio na Defensoria Pública”, destacou, acrescentando que além de realizar atendimento ao público na língua inglesa nas diversas áreas de atuação da Defensoria Pública (família, cível, criminal, trabalhista e infância), os alunos certificados estarão aptos a entender o processo nos países regidos pela common law, além de compreender os termos jurídicos de uma sentença cível ou criminal na língua inglesa.
Facilitador do curso de inglês, o defensor Diego Bugs também manifestou sua satisfação na condução do curso, que deve formar nova turma no próximo ano. Segundo Bugs, todo o conteúdo programático previsto foi repassado aos alunos, por meio de aulas expositivas, além de dinâmicas e práticas com a intenção de facilitar a fixação dos conhecimentos.
“Só tenho a agradecer à administração superior e à direção da Escola que nos deu todo o apoio para colocar em prática esse curso que é inovador e foi concebido por mim a partir de experiências adquiridas em escolas de línguas e instituições do sistema judiciário por onde passei. Apesar de ser focada nos membros da Defensoria, a capacitação foi perfeitamente assimilada por profissionais de outras carreiras e universitários que participaram das aulas”, ponderou.
Participaram do curso defensores públicos da área de família, criminal e cível, além de membros e servidores do Ministério Público, servidores e estagiários da Defensoria Pública da União, além de estagiários da Defensoria Pública do Estado e estudantes.