Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
A ANADEP também está na Campanha Outubro Rosa pelo combate ao câncer de mama
09/10/2012

Calculadora de Execução Penal pode ajudar defensores

Fonte: Ascom Anadep
Estado: DF

Na última semana, o presidente e o vice presidente da Anadep, André Castro e Antonio Maffezoli, se reuniram com o juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luciano Losekann, que coordena o Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF/CNJ). Durante o encontro, eles trocaram informações importantes acerca de execução penal visando à elaboração da Campanha Nacional de 2013. O magistrado aproveitou a ocasião também para apresentar a Calculadora de Execução Penal, que tem auxiliado os trabalhos dos operadores do Direito e, principalmente, de defensores públicos em todo o País.

A Calculadora, que foi idealizada durante os mutirões carcerários do CNJ, em 2008,
está disponível no portal do próprio Conselho. A ferramenta é voltada principalmente aos membros do Poder Judiciário, podendo ser acessada pela internet pelos profissionais que atuam na Justiça. Nela, é possível calcular o tempo que falta para que um preso condenado possa regredir de regime – passando a cumprir pena no regime semiaberto, por exemplo. Para ter acesso às informações, basta preencher o formulário na tela com os dados relacionados à pena do sentenciado – condenação, data do início do cumprimento da pena, entre outros.

De acordo com Luciano Losekann, a calculadora tomou por base uma calculadora desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), além disso, foram observadas práticas de outros Tribunais: do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, de São Paulo, de Pernambuco e do Distrito Federal. 
 
Segundo ele, a ferramenta é segura e célere. “Quando os cálculos são feitos manualmente a demanda de tempo é muito maior e as possibilidades de erro também. A calculadora já tem mostrado resultados, que nos ajudam a antevê os benefícios da comunidade carcerária de uma forma bastante objetiva”, pontuou.
 
Losekann também reforçou a importância da ferramenta para o trabalho dos defensores públicos em todo o país. “A defensoria pública no país é fundamental. Sem ela, os direitos da pessoa presa seriam negligenciados. O trabalho desenvolvido pelos defensores públicos é muito importante, pois com seriedade e compromisso, a população prisional consegue ser assistida”. 
 
Acesse o link da Calculadora de Execução Penal
 

 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
7 de outubro
AGE
6 e 7 de novembro, em Fortaleza (CE)
Encontro das Defensoras e Defensores Públicos das Regiões Norte e Nordeste
6 de novembro
Reunião de Diretoria (Fortaleza)
6 de novembro
AGE (Fortaleza)
1º de dezembro
Reunião de Diretoria
2 de dezembro
AGE
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)