Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
27/08/2012

Falta de defensor público faz cidadão esperar 5 meses por atendimento jurídico

Fonte: Último Segundo - IG
Estado: SP

Marcolino Joaquim Simões, 37 anos, tinha um compromisso importante na última quinta-feira (23). O técnico em instalações elétricas ia recorrer à Defensoria Pública do Estado da Bahia para renegociar a pensão alimentícia que paga à ex-mulher.

Simões esteve em uma das casas da instituição, no bairro Jardim Baiano, para saber como seria o atendimento. Assim como ele, cerca de 600 pessoas passam, por dia, no local, das 7 às 18 horas. "A Defensoria é extremamente importante, afinal defende quem não pode pagar. Mas acho que falta gente para tanto processo. Vi aqui que só vão cuidar do meu caso em 25 de janeiro (de 2013)", afirmou Simões. "É tempo demais."
 
De fato, há escassez de defensores. A lei orgânica 26/2006, que trata da Defensoria Pública na Bahia, diz que deveria haver pelo menos 586 profissionais no Estado. No entanto, há 213. A população baiana é de 14.080.654, de acordo com o censo do IBGE de 2010. Dados mostram que, para cada defensor, há mais de 70 mil habitantes. Já para cada juiz e promotor, há 25 mil e 24 mil pessoas, respectivamente.
 
Até seis anos atrás, não havia essa instituição. Os advogados que defendiam o seu público-alvo (pessoas maiores de dez anos com renda de até três salários mínimos) eram subordinados à Secretaria Estadual de Justiça.
 
O mais recente concurso, realizado há dois anos, para preenchimento de 50 vagas, aprovou 160 candidatos. Destes, até agora, 18 foram nomeados. A Secretaria de Administração da Bahia afirma que a responsabilidade de convocação é da própria Defensoria, dotada de autonomia orçamentária.
 
A defasagem não é exclusividade baiana. Segundo a atual Constituição Federal e a lei complementar, o número de defensores deve ser compatível com o de promotores. No entanto, há cerca de 9 mil integrantes no Ministério Público e 5 mil defensores.
 
O presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), André Castro, diz que 58% das comarcas, situadas em locais com menores índices de desenvolvimento humano, não têm defensoria.
 
"Não faz o menor sentido existir essa discrepância entre a quantidade de juízes, promotores e defensores. Tem de haver a consolidação, na sociedade, de que o direito de defesa do cidadão é uma garantia constitucional", afirma Castro.
 
De acordo com o Ministério da Justiça, há uma média de 10 milhões de processos atendidos anualmente no Brasil. Esse número poderia ser ainda maior se os "advogados do povo" - como são chamados - não estivessem, nos últimos anos, modificando o perfil de seu trabalho.
 
"Os defensores passaram a fazer mais ações coletivas. Um exemplo é o do núcleo fundiário, como remoção de moradias e ausência de saneamento básico. Ao invés de ficar em seu gabinete falando com cada morador, um por um, o defensor vai ao local, entrevista os moradores e busca solução coletiva e administrativa", afirmou Castro.
 
Outra prática da Defensoria usada para resolver pendengas sem a necessidade de ir ao judiciário é a conciliação e a mediação de conflitos, muito comum em brigas de vizinhos e casos do direito de família.
 
Procurada para comentar a razão de ainda não ter convocado os outros aprovados do concurso de 2010, a Defensoria não se manifestou. Indagada sobre quantos processos por ano passam pela mão dos defensores baianos, a instituição também não respondeu.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)