Projeto da Defensoria de Curvelo (MG) mobiliza reeducandos, estudantes e sociedade
O projeto “Ressocializando Verde”, de autoria da Defensoria Pública de Minas Gerais, está envolvendo reeducandos do Presídio Regional de Curvelo e alunos das escolas municipais. Por meio do projeto, os reeducandos produzirão sacolas biodegradáveis que serão estampadas com frases e desenhos criados por estudantes e selecionados por meio de concurso.
O projeto, que tem à frente os Defensores Públicos Gustavo Dayrell e Adalberto Pelli, conta com a colaboração da Associação de Recuperação e Proteção ao Meio Ambiente (Arpa), que viabilizou a aquisição do maquinário e matéria prima necessários para a confecção das sacolas; da empresa Júnior da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo, que fará o escoamento da produção; e do Presídio Regional de Curvelo.
Segundo os Defensores Gustavo e Adalberto, o projeto contempla vários objetivos. “Um deles é a proteção ao meio ambiente, com a substituição das sacolas plásticas com composição de petróleo, pelas sacolas biodegradáveis. Contribuir para a ressocialização dos detentos, que terão oportunidade de aprender um ofício, podendo ser beneficiados pela remição da pena e, impulsionar o sistema Apac (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), ainda a ser implementado em Curvelo, são também objetivos do projeto. O projeto pretende ainda, educar a população da região, especialmente crianças e adolescentes, em relação à preservação do meio ambiente. E por fim, temos a intenção de utilizar as sacolas como meio de comunicação em prol da sociedade, realizando campanhas como proteção à mulher e grupos vulneráveis, antidrogas, proteção ao meio ambiente, divulgação do serviço de disque denúncia, entre outras”, explicam os Defensores.
Apresentação
Em abril, os Defensores Públicos Gustavo Dayrell, Ana Flávia de Sousa e Adalberto Pelli (foto) apresentaram o projeto em sessão extraordinária da Câmara Municipal de Curvelo. Além dos vereadores, participaram da sessão, o prefeito, secretários e diretores das escolas municipais.
Concurso
Idealizado pela Defensoria Pública, visando a educação dos alunos em relação ao tema “Preservação e proteção ao meio ambiente”, o 1º Concurso de Frases e Desenhos do projeto “Ressocializando Verde” aconteceu no dia 15 de junho, na Câmara Municipal.
O evento contou com a presença de várias autoridades municipais e estaduais, como o prefeito José Maria Penna Silva; presidente da Câmara Municipal, vereador Saulo; capitão da Polícia Militar; representantes da Arpa, Apac e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese – Regional de Curvelo); Defensores Públicos Gustavo Dayrell e Adalberto Pelli; além de alunos, professores e diretores das escolas municipais e representantes do comércio local e imprensa.
Frases vencedoras
As três frases vencedoras do concurso foram: “Sacola da Amizade mantém limpa a cidade e evita a criminalidade”, de autoria de Raissa Batista Santos da Escola Municipal Dr. Viriato Mascarenhas Gonzaga – CAIC; “Esta sacola valoriza o trabalho do detento e não polui o meio ambiente”, de autoria de Érik Costa dos Santos da Escola Municipal João Batista; e “Esta sacola conserva o meio ambiente resgatando a dignidade e diminuindo a criminalidade”, de autoria de Maxuell Alves Guimarães da Escola Municipal Antônio Teixeira Guimarães.
Apoio
O projeto tem como colaboradores a Prefeitura, Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Educação, Vallourec & Mannesman, “Frajola e Mariola”, Polícia Civil; Polícia Militar, Arpa, Apac e supermercados da região.
Para o sucesso do projeto, a Defensoria Pública de Minas Gerais conta com a colaboração de toda a sociedade Curvelana, especialmente, os proprietários e responsáveis pelos mercados e supermercados da região para auxiliar no escoamento da produção.






