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14/03/2012

Defensoria Pública de SP oferece novo serviço de agendamento telefônico em Guarulhos

Fonte: Defensora Pública do Estado de São Paulo
Estado: SP

A população de Guarulhos conta com um novo serviço de agendamento telefônico para atendimentos realizados pela Defensoria Pública de SP. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, através do número 0800 773 4340. A ligação é gratuita. Durante o contato telefônico, o cidadão é informado sobre o dia e o horário em que será atendido na sede da Defensoria local.

O objetivo do novo serviço é facilitar o acesso à Defensoria Pública e evitar filas, tornando o atendimento mais rápido e confortável. Ele substitui a antiga Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), que realizava agendamentos desde 2009. O novo serviço ampliou o horário de atendimento e seu quadro de profissionais – 11 ao total. O serviço está disponível apenas para Guarulhos – segunda maior cidade do Estado, com cerca de 1,2 milhões de habitantes.

Ao ligar, a pessoa precisa ter em mãos o número da carteira de identidade e de seu CPF, além de informar um endereço residencial. Após o agendamento, a pessoa deverá comparecer à unidade da Defensoria, no dia e horário estipulado, munida do número de protocolo, documentos pessoais e informações sobre seu caso. Caso a pessoa compareça à unidade antes desse procedimento, será orientada a fazer o agendamento telefônico.

Os casos urgentes e que envolvem perda de prazos serão atendidos prontamente na unidade, sem a necessidade de agendamento prévio.

O serviço telefônico compreende as demandas das áreas cível e de família – responsáveis pela maior parte da demanda. Nas outras áreas, os atendentes fornecem as devidas orientações e encaminhamentos: casos criminais são atendidos diretamente pela Defensoria no Fórum da cidade; demandas trabalhistas e previdenciárias precisam ser levadas à Defensoria Pública da União e moradores de outras cidades são encaminhados para a unidade da Defensoria mais próxima.

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