Trabalhos serão realizados a partir dessa segunda-feira
A partir dessa segunda-feira (14), a Defensoria Pública do Estado de Sergipe estará participando do Mutirão no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam), para analisar a possibilidade de progressão da medida de internação aplicada aos adolescentes infratores ali internos. A ação, que acontece até dia 16 de março, é coordenada pela 17ª Vara Civil de Aracaju do Juizado da Infância e Juventude e envolverá aproximadamente 80 internos.
Segundo a defensora pública, Rachel Cabral Barreto, responsável pelo atendimento do órgão durante os dias em que ocorre o Mutirão, esse trabalho é de suma importância para o processo de ressocialização dos menores infratores. “Os órgãos de Justiça, inclusive a Defensoria Pública, demonstra através de ações como essa a preocupação em fazer a reinserção dos mesmos na sociedade de forma segura”, ressalta Rachel Cabral Barreto. “Vamos analisar individualmente a situação de cada adolescente em conflito com a lei, aplicando a medida que melhor se enquadra a sua atual realidade”, finaliza.
O Mutirão também vai promover avaliação psicossocial em todos os internos para saber se têm condições de serem liberados. “Uma equipe multidisciplinar, composta por juiz, defensor público, assistente social e psicólogo, analisará a situação de cada educando e depois do diagnóstico fará o encaminhamento necessário”, explica a defensora pública.