Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/3195/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 712 / 05 de maio de 2023
ANADEP lança a campanha "Defensoria Pública: em ação pela inclusão" para ressaltar a atuação das defensoras e defensores públicos na garantia dos direitos das pessoas com deficiência
Cerca de 200 pessoas lotaram o auditório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para o lançamento oficial da Campanha Nacional "DEFENSORIA PÚBLICA: em ação pela inclusão"
 
O evento foi aberto com a apresentação cultural de Daniela Ribeiro que entoou sambas populares como o “O canto das três raças”.
 
A mesa de abertura contou com a participação da presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; da vice-presidenta institucional da ANADEP, Juliana Lintz; da secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella; do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA); do secretário de acesso à justiça, Marivaldo Pereira; e do presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais, Florisvaldo Fiorentino Junior.
 
O ponto alto do evento foi a palestra “Inclusão e anticapacitismo: os direitos das pessoas com deficiência e a ocupação dos espaços de poder” que contou com a participação da  coordenadora da comissão temática dos direitos das pessoas com deficiência da ANADEP, Flávia Albaine; da defensora pública do Paraná, Marisa Barbosa; do ativista e influencer, Ivan Baron; da autodefensora da Federação Brasileira das Associações de Sindrome de Down e representante da Associação de Síndrome de Down de Goiás, Maria Cristina Pacheco; e do representante dos Usuários dos CAPS no DF e integrante do Movimento Nacional de população em situação de Rua, Kleidson Oliveira.
 
O encerramento do evento contou com a participação do Ministro de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio de Almeida.
 
 
Clique aqui e confira as fotos do evento.

Clique aqui e confira o vídeo institucional da campanha.
 
LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO LINK ABAIXO.
Congresso Nacional fará sessão solene para celebrar Dia Nacional da Defensoria Pública
Em comemoração ao Dia da Defensora, do Defensor Público e da Defensoria Pública, o Senado Federal promoverá, no próximo dia 17 de maio (quarta-feira), às 10h, sessão solene para homenagear a categoria. A solenidade ocorrerá no Plenário da Casa e terá transmissão no Youtube (youtube.com/tvsenado). 
 
O requerimento da sessão foi um pleito da ANADEP e da ANADEF, e apresentado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES) e pela deputada federal Jack Rocha (PT-ES).
 
De acordo com a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, a sessão será um momento especial para a Associação Nacional ressaltar o trabalho realizado pelas defensoras e defensores em todo o País.
 
AGE de maio é marcada por projeção da Campanha Nacional 2023 e debate sobre pautas jurídicas e legislativas
A ANADEP promoveu, na quarta-feira (3/5), assembleia geral extraordinária. O encontro foi conduzido pela presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e pelos(as) vices-presidentes Juliana Lintz e Guilherme Vilela. 
 
O primeiro item da pauta foi o evento de lançamento da Campanha Nacional "DEFENSORIA PÚBLICA: em ação pela inclusão". Em seguida, o grupo debateu sobre assuntos institucionais, jurídicos e legislativos. 
 
Participaram da assembleia representantes da ADAPCRE, ADEPAL, ADEPAP, ADEPAM, ADEP-BA, ADPEC, ADEP-DF, ADEPES, AGDP, ADPEMA, AMDEP, ADEP-MS, ADEP-MG, ADPEP-PA, ADEPAR, ADEPEPE, APIDEP, ADPERJ, ADPERN, ADPERGS, ADEPRO, ADPERR, APADEP, ADEPESC, ADPESE e ADPETO.
 
Inscrições para o Prêmio Innovare terminam no dia 8 de maio
As inscrições para o Prêmio Innovare terminam na segunda-feira, dia 8 de maio. O Innovare é uma premiação realizada pelo Instituto Innovare e destaca o trabalho de profissionais que se esforçam para tornar a justiça mais acessível à população, criando alternativas criativas para os problemas e burocracia do dia a dia. Desde sua criação, o Prêmio já foi citado por muitos como o Oscar da justiça brasileira. As inscrições também devem ser feitas no site www.premioinnovare.com.br.
 
Desde sua criação, em 2004, o Prêmio Innovare já premiou mais de 260 práticas em vários estados do país, colaborando para que estes trabalhos sejam conhecidos em outras regiões e estimulando a transformação de alguns deles em políticas públicas.
 
ANADEP e ADPERJ participam da posse popular do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas do Brasil ANADEP presente em celebração do bicentenário da 1ª Assembleia Constituinte
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails