Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/3185/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 710 / 20 de abril de 2023
#Inclusão: Oficina de comunicação marca pré-lançamento da campanha nacional 2023
Para marcar o pré-lançamento da campanha nacional "Defensoria Pública: em ação pela inclusão", a ANADEP promoveu, nessa segunda-feira (17/4), oficina virtual de comunicação para tratar dos direitos das pessoas com deficiência e as ferramentas de acessibilidade. O principal objetivo da campanha é promover a educação em direitos e servir como instrumento da luta anticapacitista e inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços. 
 
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, deu início à oficina reforçando a importância de conhecer cada vez mais a temática. "Nós sabemos que essa campanha para nós, defensoras e defensores, servirá para aprendermos e atendermos melhor nossos assistidos e melhorarmos os espaços estruturais de atendimento. A Defensoria Pública é uma das Instituições que tem o poder de tomar as medidas necessárias à garantia dos direitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão. Além disso, é preciso ressaltar que atualmente há Defensorias que contam com o Núcleo ou Defensoria Especializado/a na Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência", pontuou. 
 
Em seguida, houve a participação da equipe do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A atividade foi ministrada pela coordenadora da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do STJ, Simone Pinheiro, e pela assessora de comunicação, Mônica Andrade. 
 
O segundo momento foi marcado pela participação do advogado Marcelo Panico e do especialista em Soluções em Acessibilidade da Fundação Dorina. A Instituição funciona há mais de sete décadas e tem se dedicado à inclusão social das pessoas com deficiência visual e com baixa visão.
 
ANADEP presente na solenidade de posse da nova diretoria da ADEP-MG
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou da solenidade de posse dos Conselhos Diretor, Fiscal e Consultivo da ADEP-MG para o biênio 2023-2025. A cerimônia, diversa e inclusiva, aconteceu na última sexta-feira (14) no espaço Casa Cidade Jardim, em Belo Horizonte.
 
Compuseram o dispositivo solene: a presidenta da ADEP-MG, Marolinta Dutra; a defensora-pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias; a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; o corregedor-geral da DPMG, Galeno Gomes Siqueira; a deputada estadual Andréia de Jesus, na ocasião representando a Assembleia de Minas Gerais; o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Eustáquio Lucas Pereira; o promotor de justiça Emanuel Levenhagen, representando o Ministério Público de Minas Gerais; e o advogado-geral adjunto, Fábio Murilo Nazar, representando o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Sérgio Pessoa.
 
Inscrições para o Prêmio Innovare vão até o dia 8 de maio
As inscrições para a 20ª edição do Prêmio Innovare vão até o próximo dia 8 de maio. Se você leu o regulamento , mas ainda tem dúvidas sobre como fazer, o Innovare preparou um guia com o passo a passo, para que você não perca a oportunidade de se inscrever.
 
O processo é totalmente digital e gratuito. Você não precisa enviar nenhum documento, arquivo ou foto impressos. Mas atenção! Só podem se inscrever no Prêmio Innovare os trabalhos que já estejam em andamento e que tenham resultados comprovadamente positivos para a prestação jurisdicional.
 
Envie sua prática!
 
ANADEP e AGDP presentes em 3º Encontro Internacional da ADEPRA
De 19 a 21 de abril, a vice-presidenta institucional da ANADEP, Juliana Lintz, e a presidenta da AGDP, Fernanda Fernandes, participaram do 3º Encontro Internacional da ADEPRA, na Província de Córdoba (Argentina). A ANADEP foi um das apoiadoras da iniciativa. O encontro reuniu membros(as) da Defensoria Pública da Argentina e de outros países da América Latina e teve como objetivo compartilhar experiências inovadoras na área da defesa e aprofundar o debate em diferentes especialidades.
 
A solenidade de abertura contou com a participação da defensora pública geral, Stella Maris Martínez; do presidente do Tribunal Superior da Justiça da Província de Córdoba, Domingo Juan Sesín; a ministra da Justiça da Província de Córdoba, Laura Echenique; e a presidenta da ADEPRA, María Lorena González Castro Feijóo. 
 
Tema da campanha nacional 2023 é destaque no portal Migalhas Associados(as) têm acesso gratuito ao site da editora D'Plácido ANADEP INFORMA: Recesso Tiradentes e aniversário de Brasília
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails