Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/3177/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 708 / 05 de abril de 2023
ANADEP lança novo vídeo da Campanha Institucional "Onde há Defensoria, há justiça e cidadania"
A ANADEP iniciou o mês de abril com um novo vídeo da Campanha Nacional "ONDE HÁ DEFENSORIA, HÁ JUSTIÇA E CIDADANIA". 
 
O material traz o relato de duas pessoas que foram atendidas pela Defensoria Pública: Dona Raimunda Joelma e Seu Domingos Arruda. 
 
As histórias deles foram selecionadas para contar, de forma resumida, como é o dia a dia de atendimentos da Instituição.
 
A Campanha Institucional "Onde há Defensoria, há justiça e cidadania" visa destacar os serviços prestados pelas defensoras e defensores públicos às pessoas necessitadas que precisam de auxílio para garantia dos seus direitos e resolução de conflitos. Em média, a Defensoria Pública Estadual e Distrital realiza mais de 15 milhões de atendimentos jurídicos em todo o País. Clique aqui e confira o material.
 
ANADEP coordena sessão anual do BLODEPM
A vice-presidenta institucional da ANADEP, Juliana Lintz, coordenou na segunda-feira (3/4) a Sessão Ordinária Anual do Bloco dos Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (BLODEPM). O diretor de relações internacionais da entidade, Rodrigo Duzinski, e a gerente administrativa, Virgínia Motta, também acompanharam a reunião, que ocorreu via zoom. 
 
Na ocasião, o grupo tratou de questões administrativas, como a leitura de atas, análise das contas, movimentação financeira e atualização do regulamento das Pasantías. No âmbito da comunicação associativa, os(as) integrantes discutiram sobre a produção de podcasts, atualização das redes sociais e da página do Bloco. 
 
Outro ponto abordado foi a organização da próxima edição do Boletim de Jurisprudência de Direitos Humanos, que ficará a cargo da Venezuela. A publicação já é uma tradição e reúne importantes decisões jurisprudenciais sobre direitos humanos dos países que integram o Mercosul. 
ANADEP participa de posse dos(as) novos(as) membros(as) do CONADE
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou da 131ª Reunião Ordinária e posse dos novos membros do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). O evento ocorreu na segunda-feira (3), em Brasília. O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, empossou os novos integrantes para o triênio 2023 a 2025.
 
O ministro classificou o momento como retomada do processo de amadurecimento da democracia brasileira sobre o direito e a participação social das pessoas com deficiência nas discussões políticas. Já a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, reforçou que a construção de uma nação verdadeiramente inclusiva necessita da participação de toda sociedade. 
 
Após a posse, a presidenta da ANADEP participou da segunda mesa da programação do Conselho. Rivana Ricarte destacou o trabalho das defensoras e defensores públicos na tématica e resssaltou a escolha do tema da Campanha Nacional 2023 "Defensoria Pública: em ação pela inclusão".
Secretaria de Acesso à Justiça promove reunião para discutir panorama do sistema carcerário com entidades da sociedade civil
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou nessa terça-feira (/4) de agenda com a Secretaria de Acesso à Justiça vinculada ao Ministério da Justiça. Em pauta, a promoção de políticas públicas para pessoas privadas de liberdade e a melhoria do sistema carcerário em todo o País, a partir da contribuição da academia e da sociedade civil.
 
Além da Associação Nacional, o encontro contou com a participação de integrantes da Pastoral Carcerária e do Laboratório de Gestão de Políticas Penais. 
 
"A atual situação do sistema penitenciário brasileiro é inaceitável, uma vez que todos têm direito à dignidade, conforme determina a legislação e a Constituição. A Secretaria de Acesso à Justiça está empenhada em garantir que todos os cidadãos, inclusive àqueles que estão privados de liberdade, tenham seus direitos respeitados e que sejam tratados da forma como manda a Constituição", pontuou Marivaldo Pereira, o secretário de acesso à justiça.
ANADEP lança edital para seleção de associados(as) para Programa de intercâmbio do BLODEPM na Venezuela Reuniões institucionais marcam calendário de atividades da ANADEP ANADEP e D'Plácido firmam parceria para acesso gratuito de associados(as) ao site da editora ANADEP INFORMA: feriado da semana santa e Páscoa
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails