Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/3169/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 705 / 17 de março de 2023
Frente Parlamentar das Defensorias Públicas atinge número necessário para sua instalação
Após um mês de intenso de trabalho, foi atingindo o número necessário de adesões para a criação da Frente Parlamentar das Defensorias Públicas, proposta pelo deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos-RR). O Colegiado terá como foco o fortalecimento do modelo público de assistência jurídica integral e gratuita aos mais vulneráveis.
 
Na terça-feira (14/3), a ANADEP e as Associações Estaduais e do DF estiveram na Liderança do Republicanos, na Câmara dos Deputados, para se reunir com o parlamentar e parabenizá-lo pela iniciativa. O grupo auxiliou no trabalho de coleta de assinaturas ao requerimento. 
 
O ato de instalação da Frente será divulgado posteriormente. 
 
ANADEP e Associações Estaduais e do DF cumprem atividades legislativas no Congresso
Esta semana, a diretoria da ANADEP e representantes das Associações Estaduais e do DF estiveram no Congresso Nacional para atividades legislativas. 
 
Na Câmara, o grupo acompanhou a instalação das comissões permanentes e da eleição dos respectivos presidentes e vice-presidentes que ficarão à frente dos colegiados. A Casa conta com 30 comissões. Os encontros foram com os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ); Gervásio Maia (PSB-PB); Paulo Guedes (PT-MG); Valdir Cobalchini (MDB-SC); Ismael dos Santos (PSD-SC); Murillo Gouveia (UNIÃO-RJ); Tarcísio Motta (PSOL-RJ); Ulysses Freitas (UNIÃO-AC); Roberto Duarte (REPUBLICANOS-AC) e Gerlen Diniz (PP-AC). Na ocasião, também houve conversa com o secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira. Ainda na Câmara, a vice-institucional, Juliana Lintz, participou de atividade da Frente Parlamentar em defesa da vacina. 
 
Já no Senado, defensoras e defensores públicos estiveram com o senador Lucas Barreto (PSD-AP), o senador Eduardo Gomes (PL-TO)  e a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) para tratar de assuntos de interesse da Defensoria Pública.
 
AGO é marcada por aprovação das contas do exercício 2022 e debate sobre pautas legislativas e institucionais
A ANADEP realizou, na terça-feira (14/3), assembleia-geral ordinária, de forma híbrida. A principal pauta da reunião foi a prestação de contas do exercício de 2022.
 
A funcionária responsável pelo setor financeiro da ANADEP, Ana Amélia Maia, fez um balanço geral sobre a situação financeira da entidade e apresentou as planilhas relacionadas (conjunto de despesas, receitas e outras situações pontuais). As conselheiras fiscais da entidade, Giovanna Burgos e Geana Oliveira, e o conselheiro Luís Felipe acompanharam a apresentação. Por unanimidade, as contas da gestão foram aprovadas. 
 
Os pontos discutidos na seara legislativa foram: a sessão solene no Congresso Nacional, a instalação da Frente Parlamentar das Defensorias Públicas, a construção do plano de atuação anual junto à assessoria parlamentar, o apoio das comissões temáticas e o diálogo com as assessorias legislativas estaduais.
 
Participaram da AGO representantes da ADPACRE, ADEPAL, ADEPAP, ADEPAM, ADEP-BA, ADPEC, ADEP-DF, ADEPES, AGDP, ADPEMA, AMDEP, ADEP-MS, ADEP-MG, ADPEP-PA, ADEPAR, ADEPEP, ADPERJ, ADPERGS, ADEPRO, ADPER, APADEP, ADEPESC, ADPESE e ADPETO.
 
ANADEP e ENADEP lançam III Relatório Nacional de Atuações Coletivas da Defensoria Pública
A ANADEP e a ENADEP lançam o III Relatório Nacional de Atuações Coletivas da Defensoria Pública. A temática desta edição é "Um estudo empírico do período da pandemia". A publicação reúne práticas e provoca reflexões sobre a atuação da Instituição na seara coletiva para garantir espaços de participação social na formulação e na execução das políticas públicas. 
 
Esta terceira edição reúne 19 trabalhos de defensoras e defensores públicos de seis estados: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pará, Roraima e Sergipe, que destacaram exemplos exitosos envolvendo as temáticas de Fazenda Pública, Infância e Juventude, Direito à Moradia, Execução Penal e Criminal, Direito à Saúde, Direitos do Consumidor, Direitos Humanos e Resolução Extrajudicial de Conflitos. 
 
ANADEP presente em reunião do Condege em MS ANADEP participa de reunião da CONATRAE, convocada pelo ministro Silvio Almeida #Namídia: Conjur destaca entrevista com presidenta da ANADEP ANADEP e D'Plácido firmam parceria para acesso gratuito de associados(as) ao site da editora
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails