Se você não consegue visualizar as imagens deste e-mail, clique aqui, ou acesse
http://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/3100/index.html
ANADEP Express
Facebook Facebook Facebook
Nº 686 / 16 de setembro de 2022
Articulação sobre as ADIs da Reforma da Previdência
De 16 a 23 de setembro, o Supremo Tribunal Federal julgará, no plenário virtual, as ADIs 6254, 6258 e 6271, que discutem a emenda constitucional 103/2019, da Reforma da Previdência. O ministro Luís Roberto Barroso é o relator das Ações.
 
A ANADEP foi a primeira entidade a ingressar na Corte, em novembro de 2019, com ação a fim de promover a reanálise judicial dos pontos que compreende serem inconstitucionais. Trata-se da ADI 6254 que questiona a contribuição previdenciária extraordinária e alíquotas progressivas; as normas que revogam regras de transição anteriores, que anulam aposentadorias já concedidas com contagem especial de tempo; e o tratamento diferenciado às mulheres do regime próprio e do regime geral de Previdência Social no que diz respeito ao acréscimo no benefício de aposentadoria. Outras entidades ingressaram como amicus curie na demanda.
 
Em 19 de junho de 2020, a ADI foi levada ao Plenário Virtual. Naquela ocasião, após trabalho das entidades, o ministro Ricardo Lewandowski apresentou destaque para que o tema fosse levado ao plenário presencial/videoconferência.
 
Agora, com o novo retorno para a pauta, a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, pontua que a entidade, ao lado de outras carreiras do funcionalismo público, está mobilizada e despachando memoriais com as ministras e ministros da Corte, manifestando-se pela impossibilidade de julgamento virtual, tendo em vista a ocorrência de pedido de destaque anterior.
 
 
Diretorias e assessorias jurídicas das entidades afiliadas ao Fonacate reúnem-se para debater estratégias de um diálogo junto ao STF e solicitar que a votação das ADIs da Reforma da Previdência ocorra de forma presencial.
ANADEP participa da solenidade de posse da nova presidenta do STF Rosa Weber
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou da cerimônia de posse da nova presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. A solenidade aconteceu na segunda-feira (12), em Brasília. Também tomou posse como vice-presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso. 
 
Rosa Weber é a terceira mulher a ocupar o posto mais alto do Judiciário brasileiro. Antes dela, presidiram a Corte as ministras Ellen Gracie e Cármen Lúcia. A magistrada também irá presidir o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
Em seu discurso de posse, Rosa Weber defendeu o Estado Democrático de Direito, e repudiou a intolerância e o discurso de ódio. Weber destacou que “sem um Poder Judiciário independente e forte, sem juízes independentes e sem imprensa livre, não há democracia”.
 
O mandato de Rosa Weber à frente do STF durará menos de um ano. Isso porque ela terá de se aposentar até outubro de 2023, quando completa 75 anos, idade máxima para ser ministra, segundo a lei.
 
Participaram também da cerimônia: o presidente da ADEP-DF, Rodrigo Duzsinski; o presidente do Condege, Florisvaldo Fiorentino; a defensora pública do GAETS Adriana Pereira (MG); e os defensores públicos-gerais Ricardo Queiroz (AM), Estellamaris Postal (TO), Gabriel Furtado (MA), Celestino Chupel (DF) e Hans Lucas Immich (RO).
Presidenta da ANADEP fala sobre "Instituições de proteção da democracia e confiabilidade do sistema eleitoral" durante seminário promovido pela ADEPAR
“Eleições e Democracia: O Papel das Instituições” foi o tema central do seminário promovido, nessa quinta-feira (15/9), pela Associação das Defensoras Públicas e Defensores Públicos do Estado do Paraná́ (ADEPAR), em parceria com a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), Ouvidoria-Externa da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) e Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba. O encontro reuniu membros(as) da Defensoria Pública, do Ministério público, do Judiciário, estudantes de direito, movimentos sociais e sociedade em geral. 
 
"Instituições de proteção da democracia e confiabilidade do sistema eleitoral" foi o tema do painel de encerramento do evento que contou com a participação da presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; e da procuradora de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Rosane Cit. O presidente da APMP, André Tiago Pasternak Glitz, foi o mediador. Neste bloco, as participantes ressaltaram a participação e importância das instituições que protegem a democracia e a confiabilidade do sistema eleitoral.
 
"Poder falar de democracia, hoje, no dia internacional da democracia, com as instituições, com a sociedade civil e com a imprensa é extremamente necessário e importante”, destacou Rivana Ricarte.
ANADEP participa da posse de novos(as) defensores(as) e de 2ª Feira de Arte, Cultura, Justiça e Cidadania da DPE-BA
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou, na sexta-feira (9), de agendas em Salvador, na Bahia. Houve a posse de 20 novos(as) defensores(as) do Estado durante solenidade no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Participaram também da cerimônia, o presidente da ADEP-BA, Igor Santos; e o presidente da ADADEP, Ricardo Carvalho. 
 
Ainda na programação do dia, por meio da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia, aconteceu a 2ª Feira de Arte, Cultura, Justiça e Cidadania realizada em Lauro de Freitas, dentro da Escola Municipal Dois de Julho. 
 
De iniciativa da DPE/BA e da Ouvidoria Cidadã, o evento contou com o apoio da ADEP-BA, ANADEP, pelo Terreiro Ilè Asé Iyá Omífáláyò e pela Associação Beneficente Cultural e Religiosa Ilê Axé Oyá. 
 
 
Na segunda-feira (12), a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, participou do curso de formação para a turma de 20 novos defensores(as) públicos(as). Iniciativa foi da Escola Superior da DPE/BA. 
ANADEP participa de posse de novos(as) defensores(as) do Pará Internacional: ANADEP e CONDEGE definem indicações para cargo de DPI STF mantém prerrogativa de requisição das Defensorias Públicas do Mato Grosso, Pernambuco e Piauí ADIs da Reforma da Previdência são destaque em assembleia geral do Fonacate ENADEP: segunda aula da XII jornada aborda o atendimento de assistidos com transtornos mentais XV CONADEP: inscrições com valor de 3º lote
Informativo Eletrônico produzido pela Assessoria de Comunicação Social da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

ANADEP - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos
Setor Bancário Sul | Quadra 02 | Lote 10 | Bloco J | Ed. Carlton Tower | Sobrelojas 1 e 2 | Asa Sul
CEP 70.070-120 | Brasília-DF | Brasil | Tel.: +55 61 3963.1747 | Fax: +55 61 3039.1763

©2021 - Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página desde que citada a fonte.
Ver edições anteriores
Clique aqui caso não queira mais receber nossos e-mails