Os resultados dos concursos de Práticas Exitosas, Teses e Boas Práticas Associativas promovidos no âmbito do XVII Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP) serão divulgados no dia 7 de outubro.
Além de valorizar a produção acadêmica, profissional e associativa, os concursos integram a programação do XVII CONADEP e proporcionam aos participantes a oportunidade de compartilhar experiências, estudos e iniciativas desenvolvidas no âmbito da Defensoria Pública.
Entre os trabalhos inscritos nos concursos, a Banca Examinadora selecionará até 15 finalistas em cada categoria. Os autores das iniciativas escolhidas terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos durante a programação do Congresso.
As apresentações orais terão duração máxima de cinco minutos, já incluído nesse período o tempo destinado à exibição de um vídeo de até um minuto. A etapa permitirá que os finalistas apresentem de forma objetiva as iniciativas desenvolvidas, seus resultados e os impactos alcançados.
Após as apresentações, caberá à Banca Examinadora selecionar os cinco melhores trabalhos, considerando, inclusive, o desempenho dos participantes durante a sustentação oral.
Votação pública também fará parte da avaliação
A escolha dos trabalhos premiados contará, pela primeira vez, com a participação dos participantes do XVII CONADEP. Conforme as regras dos concursos, será realizada uma votação pública, que irá compor a avaliação final juntamente com a análise da Banca Examinadora.
Ao final do processo, os trabalhos premiados serão classificados em: 1º lugar; 2º lugar; 3º lugar; e duas menções honrosas.
A premiação representa uma forma de dar visibilidade a iniciativas, estudos e experiências que contribuem para o desenvolvimento da Defensoria Pública, estimulando a troca de conhecimentos e o compartilhamento de soluções que podem ser aplicadas em diferentes contextos de atuação.