Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
17/06/2026

AL: Defensoria Pública atua para proteger estudantes que podem perder vagas na Uncisal

Fonte: ASCOM/DPEAL
Estado: AL
A Defensoria Pública de Alagoas (DPAL) solicitou à Justiça participação no processo que discute a política de bonificação regional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A ação pode afetar mais de 150 estudantes aprovados e matriculados na instituição neste ano.
 
A participação da Defensoria foi solicitada pela própria Uncisal, diante da possibilidade de que uma eventual decisão judicial altere as regras utilizadas no último processo seletivo da universidade. O objetivo é garantir a proteção dos estudantes que ingressaram na instituição seguindo as normas vigentes à época.
 
No processo, está sendo questionada a bonificação de 10% concedida a candidatos de Alagoas. A Defensoria argumenta que uma eventual mudança de entendimento sobre a validade dessa regra não deve atingir alunos que já foram aprovados e efetivaram suas matrículas.
 
Segundo o defensor público Othoniel Pinheiro, é necessário preservar a segurança jurídica e a confiança dos estudantes que participaram da seleção de acordo com as regras estabelecidas no edital.
 
“Caso haja alguma mudança no entendimento judicial sobre a matéria, seus efeitos devem ser aplicados apenas aos processos seletivos futuros, preservando a situação dos estudantes já aprovados e matriculados, em nome da segurança jurídica e da confiança legítima dos candidatos”, destacou.
 
Além disso, a Defensoria sustenta que a ação apresentada para questionar a bonificação não seria o instrumento jurídico mais adequado para discutir regras gerais previstas em editais de seleção.
 
O pedido de ingresso foi feito na condição de custos vulnerabilis, mecanismo que permite à Defensoria atuar em processos judiciais para defender direitos e interesses de grupos potencialmente vulneráveis.
 
Com a manifestação, a instituição busca contribuir para que eventuais mudanças nas regras de ingresso da universidade não gerem prejuízos aos estudantes que já conquistaram suas vagas e iniciaram a vida acadêmica na Uncisal.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
7/7/2026
AGE
4/8/2026
AGE
14/9/2026
Reunião de Diretoria
15/9/2026
AGE
6/10/2026
AGE
17/11/2026
AGE (CONADEP)
7/12/2026
Reunião de Diretoria
8/12/2026
AGO (Eleição)
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)