Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
12/02/2026

PA: Defensoria Pública encaminha notificação para verificar fornecimento de água e esgoto em comunidade de Belém

Fonte: ASCOM/DPEPA
Estado: PA
A Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA), por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), encaminhou notificação à concessionária Águas do Pará, nesta terça-feira (10), a fim de averiguar possíveis irregularidades na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na Comunidade Benedito Monteiro, em Belém.
 
A notificação foi encaminhada após moradores da comunidade relatarem à equipe do Núcleo de Defesa da Moradia da DPE-PA supostas interrupções no abastecimento e ausência de tratamento adequado da água.  No documento encaminhado à concessionária, a DPE pediu informações sobre quantas famílias são atendidas atualmente na comunidade e se existe um plano específico para melhorar o abastecimento na região. Também foram solicitadas informações a respeito do tratamento da água, nível da pressão e quais medidas já foram adotadas.
 
Outro ponto abordado no texto diz respeito a uma antiga unidade local de tratamento de água, desativada há cerca de uma década. A Defensoria pediu esclarecimentos sobre os motivos da retirada da estrutura e se há estudos para a implantação de alternativas que garantam melhor qualidade no fornecimento. Além disso, como medida para reduzir os impactos da falta de água, a DPE sugeriu a possibilidade da instalação de um reservatório ou uma caixa d’água comunitária, seja de forma emergencial ou permanente.
 
O defensor público e coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor, Cássio Bitar, comenta que, desde a transição da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) para a Águas do Pará, em setembro do ano passado, a instituição vem acompanhando a disponibilização dos serviços, inclusive em diálogo e parcerias com a concessionária. “O nosso compromisso é acompanhar essa transição, acompanhar a prestação de serviço e garantir que não haja nenhuma perda para o consumidor e, sim, a melhoria dos serviços”, disse. 
 
Bitar explica ainda que a intenção é que, a partir da notificação e de maneira extrajudicial, seja possível garantir a regularidade e a qualidade do serviço prestado à comunidade Benedito Monteiro. “A ideia é justamente tentar, inicialmente, construir uma solução administrativa, uma solução estrutural para o caso e através do diálogo, evitando assim a judicialização. Apenas se não forem atendidas as solicitações, ou ainda se elas forem insuficientes, é que o caso pode chegar a ser levado ao Poder Judiciário”, explica o coordenador. 
 
Serviço
 
Por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), a Defensoria Pública do Estado do Pará atua, nas esferas judicial e extrajudicial, a fim de garantir os direitos do consumidor paraense.
Endereço: Travessa 1° de Março, n° 766, Bairro: Campina, Belém
Contato: nudecon@defensoria.pa.def.br / atendimento.nudecon@defensoria.pa.def.br / (91) 99342-2925
 
Sobre a Defensoria Pública do Pará
 
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
2/3/2026
Reunião de Diretoria
3/3/2026
AGO
7/4/2025
AGE
5/5/2025
AGE
1/6/2026
Reunião de Diretoria
2/6/2026
AGE
7/7/2026
AGE
4/8/2026
AGE
14/9/2026
Reunião de Diretoria
15/9/2026
AGE
6/10/2026
AGE
17/11/2026
AGE (CONADEP)
7/12/2026
Reunião de Diretoria
8/12/2026
AGO (Eleição)
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)