Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
03/12/2025

ANADEP acompanha cerimônia de premiação da 22ª edição do Prêmio Innovare

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da ASCOM Innovare
Estado: DF

A presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, participou, nesta quarta-feira (3/12), da cerimônia de premiação da 22ª edição do Prêmio Innovare, que ocorreu no Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF). A defensora pública Patrícia Kettermann, que integra a comissão julgadora do prêmio, também acompanhou a solenidade.

A iniciativa busca identificar, divulgar e difundir práticas inovadoras que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Esta edição recebeu 702 inscrições de nove estados.

Na categoria Defensoria Pública, a prática “Defensoras Populares”, da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), foi a grande vencedora. A iniciativa enfrenta o analfabetismo jurídico estrutural, gerado socialmente pelo racismo, pela desigualdade e pela marginalização dos territórios populares, formando lideranças comunitárias que atuam como agentes da justiça em suas regiões. Em três núcleos regionais — Fortaleza, Cariri e Sobral —, abrangendo 16 cidades, cem mulheres foram selecionadas para receber informações sobre o funcionamento do sistema de Justiça e colaborar com relatos sobre vulnerabilidades emergentes de suas comunidades.

O projeto “Acolher para Transformar: Justiça Desde o Berço - Defensoria Pública no Berçário”, da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT), recebeu menção honrosa. Criada pela defensora pública Elianeth Glaucia de Oliveira Nazário em 2017, a prática leva assistência jurídica gratuita a mães e famílias em situação de vulnerabilidade social, ofertando serviços como auxílio na obtenção da certidão de nascimento e no reconhecimento de paternidade ou maternidade, em parceria com o Hospital Santa Helena, em Cuiabá.

Acompanharam também a solenidade o presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, e outros ministros das Cortes Superiores.

Sobre o Innovare

Criado em 2004, o Prêmio Innovare está em sua 22ª edição em 2025. Ao todo, 298 iniciativas já foram destacadas com prêmios e menções honrosas, sendo que muitas já se tornaram políticas públicas.

A ANADEP é uma das entidades parceiras do prêmio, ao lado do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Justiça; da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp); da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe); do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR); e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).

 

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
Nenhum evento previsto.
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)