A presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, esteve em Maceió, capital do estado de Alagoas, para mais uma edição do projeto ANADEP PRESENTE. O estado é o quinto a receber a iniciativa, que tem como objetivo aproximar a entidade nacional de suas afiliadas estaduais e dos(as) defensores(as) públicos(as) associados(as).
Acompanhada da presidenta da ADEPAL, Manuela Carvalho, e de diretores(as) da associação local, Fernanda realizou uma visita institucional à Defensoria Pública do Estado, onde se reuniu com o defensor público geral, Fabrício Souto, com a subdefensora, Thaís Cruz Moreira Pimenta, e com a corregedora-geral, Norma Negrão.
Durante a visita, o defensor público associado Fernando Rebouça dialogou com as dirigentes sobre o caso Braskem, referindo-se aos danos ambientais e sociais causados pela extração de sal-gema, que resultou em afundamento do solo, rachaduras em imóveis e a evacuação de milhares de moradores, atualmente assistidos pela DPE-AL.
Atualmente, Alagoas conta com 94 defensores(as) públicos(as) e está presente em todas as comarcas do estado. A presidenta da ANADEP destacou que Alagoas é um exemplo de uma Defensoria abrangente em território local, “garantindo atendimento à população em todas as regiões, com equipes comprometidas em assegurar o acesso à justiça, mesmo nas áreas mais remotas e, muitas vezes, com pouco orçamento e condições precárias de infraestrutura”.
Fabrício Souto ressaltou que a visita reforça a parceria entre a Defensoria Pública de Alagoas e a ANADEP, permitindo a troca de experiências e o fortalecimento institucional para enfrentar desafios estruturais e garantir o acesso à justiça à população vulnerável.
Fernanda também participou da caminhada e corrida da ADEPAL, em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres. O evento reuniu cerca de 500 pessoas inscritas. Após a maratona, associados(as) dialogaram com a presidenta da ANADEP em um café da manhã.
A presidenta da ADEPAL, Manuela Carvalho, destacou a importância da presença da ANADEP no estado “porque aproxima a realidade local da atuação nacional, dando visibilidade às demandas específicas de Alagoas e fortalecendo a luta por mais recursos e políticas públicas voltadas à Defensoria”.
Por fim, Fernanda reforçou “o compromisso da ANADEP em apoiar iniciativas estaduais, valorizar a atuação dos defensores e defensoras e trabalhar pela consolidação de uma Defensoria cada vez mais forte, inclusiva e próxima da população que mais precisa”.