ANADEP Presente no Acre é o destaque da semana
Estado: AC/DF
No mês em que a Defensoria Pública do Acre celebra 24 anos, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) levou ao estado o projeto “ANADEP Presente”. O Acre é o quarto estado a receber a iniciativa, que já passou por São Paulo, Sergipe e Espírito Santo.
Durante a visita, a presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, participou ao vivo do jornal Bom Dia Acre, da TV Globo. Na entrevista, falou sobre a Campanha Nacional “Justiça Climática é Justiça Social: Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário”. Em seguida, ao lado da presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Acre (ADPACRE), Bárbara Abreu, participou do programa Patrulha Cidade, da RedeTV!.
Visita à DPE-AC
A agenda incluiu visita institucional das dirigentes da ANADEP e da ADPACRE à Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE-AC). A reunião, conduzida pela defensora pública-geral do Estado, Juliana Marques, apresentou os principais avanços da instituição, com ênfase na presença em todas as comarcas do estado. A atuação ampla da DPE-AC, tanto como parte autora quanto como parte requerida em ações judiciais, foi destacada como um dos pilares do compromisso com o acesso à justiça e a defesa dos direitos da população em situação de vulnerabilidade.
O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo entre as entidades representativas da categoria e a administração superior da DPE-AC, visando à construção de parcerias, projetos conjuntos e ações voltadas à consolidação do modelo de defensoria pública como instrumento essencial à democracia e à justiça social.
Ao final da reunião, a presidenta da ANADEP recebeu uma lembrança regional confeccionada pela artesã Cleide Lima, em reconhecimento ao trabalho realizado nacionalmente em defesa da instituição.
As atividades da manhã foram encerradas com visita à unidade do Jardim de Alah e, posteriormente, um almoço promovido pela associação local com defensoras, defensores e demais integrantes da entidade.
“É a primeira vez que a presidenta da ANADEP vem a Rio Branco e, para nós, é uma honra. Apresentamos a Defensoria, a associação, nossas metas de gestão e um pouco da cidade e do nosso Norte”, destacou Bárbara Abreu.
Seminário
No fim da tarde, houve participação no 8º Seminário da DPE-AC, promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdpac). O evento foi realizado no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, e reuniu representantes do sistema de justiça, comunidade acadêmica e autoridades locais e nacionais.
Para a defensora pública-geral do Estado, Juliana Marques, o seminário representa um marco na missão institucional. “Mais do que um evento comemorativo, o seminário reafirma o compromisso da Defensoria com a transformação social e com a construção de um Acre mais justo e igualitário. Celebrar os 24 anos da instituição é renovar diariamente o propósito de ampliar o acesso à justiça com empatia, técnica e responsabilidade. Em 2025, já ultrapassamos a marca de 116 mil atendimentos, um resultado que reflete o esforço conjunto de defensoras, defensores, servidores, estagiários e colaboradores que fazem a Defensoria acontecer”, afirmou.
A programação do seminário contou com palestras do professor Flávio Martins, pós-doutor em Direito Constitucional, e da defensora pública do Distrito Federal Mayara Tachy, reconhecida por sua atuação no Tribunal do Júri. Ambos abordaram temas voltados ao fortalecimento da justiça e ao papel das defensorias públicas no cenário jurídico brasileiro.
CONFIRA ABAIXO A ÍNTEGRA DOS PROGRAMAS:






