A presidenta da ANADEP, Fernanda Fernandes, se reuniu nesta quarta-feira (30/7) com representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), responsável por coordenar ações de proteção e defesa civil em todo o país, com foco na redução de riscos de desastres.
Participaram do encontro o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, e o diretor do Departamento de Obras de Proteção e Defesa Civil, Paulo Falcão.
Na ocasião, a presidenta apresentou a Campanha Nacional 2025 – “Justiça Climática é Justiça Social: Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário” –, que destaca o papel estratégico da Defensoria Pública na promoção da justiça climática e na garantia dos direitos das populações vulnerabilizadas diante dos desafios ambientais e sociais contemporâneos.
As instituições discutiram possíveis ações conjuntas e parcerias em atividades de educação em direitos. Também relembraram ocasiões em que a Defensoria Pública e a Defesa Civil atuaram de forma integrada nos estados, como nas enchentes no Rio Grande do Sul, nos deslizamentos em morros do Rio de Janeiro e no desastre da Braskem, em Maceió.