Nenhum evento previsto.
18/10/2024
Ao lado de autoridades do Poder Judiciário e do Legislativo, presidenta da ANADEP será agraciada com o XXXI Troféu Dom Quixote, oferecido pela Revista Justiça e Cidadania
Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da Revista Justiça&Cidadania
Estado: DF
Estado: DF
A Revista Justiça & Cidadania promove, na próxima terça-feira (22/10), no Supremo Tribunal Federal, a 31ª edição dos Prêmios Dom Quixote e Sancho Pança, considerado um dos mais prestigiados reconhecimentos no cenário jurídico e social do Brasil. O evento homenageia personalidades e instituições que se destacam por contribuir na defesa e no fortalecimento da justiça, dos direitos humanos, da cidadania e da democracia.
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, receberá a comenda "Dom Quixote", ao lado do presidente do Congresso Nacional, o senador Rodrigo Pacheco; do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; do advogado-geral da União, Jorge Messias, além de ministros da Suprema Corte e de Tribunais Superiores, como as ministras do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Isabel Gallotti e Daniela Teixeira, e as ministras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lôbo e Vera Lúcia Araújo, e dos conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como a conselheira Daiane Nogueira de Lira.
Já o Troféu Sancho Pança, entregue para homenagear aqueles que já receberam o Troféu Dom Quixote e se mantiveram fiéis aos mesmos princípios e valores, será entregue ao ministro Alexandre de Moraes do STF, entre outras personalidades.
O Prêmio Dom Quixote é uma celebração daqueles que, assim como o icônico personagem de Miguel de Cervantes, dedicam suas vidas à luta por causas nobres, muitas vezes enfrentando desafios gigantescos, mas nunca abrindo mão de valores e ideais. Ao longo das 31 edições, o Prêmio já consagrou juristas, magistrados, defensores de direitos humanos, intelectuais e lideranças nacionais e internacionais que se destacaram na defesa de causas de interesse público.
25 anos de celebração
Além da tradicional entrega das estatuetas dos personagens da obra de Miguel de Cervantes, o evento celebra os 25 anos de existência da Revista Justiça & Cidadania, um dos mais tradicionais veículos do meio jurídico, com circulação ininterrupta desde 1999. Idealizada pelos jornalistas Orpheu Santos Salles e seu filho, Tiago Santos Salles, a publicação surgiu, de forma pioneira, para dar voz aos operadores do direito e oferecer informações confiáveis sobre o sistema de justiça brasileiro. Mesmo com as inovações tecnológicas, a revista manteve sua edição impressa mensal, com exemplares disponibilizados para os gabinetes de todos os juízes do Brasil e, digitalmente, enviada para mais de 1,3 milhão de leitores.
Em homenagem ao marco histórico, durante a cerimônia será realizada a entrega de medalhas comemorativas a presidentes de Tribunais Superiores, de Tribunais Regionais Federais, de Tribunais de Justiça Estaduais e de Tribunais Regionais do Trabalho como forma de reconhecimento pela promoção da justiça e da cidadania nas instituições. Entre os confirmados na cerimônia estão o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, e o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga.
Ao final do evento, a exposição “Justiça & Cidadania: 25 anos de história” marcará a trajetória da publicação.
Sobre a Revista Justiça & Cidadania
Há 25 anos no mercado editorial, a Revista Justiça & Cidadania se consolidou como uma das principais publicações brasileiras dedicadas ao debate e à análise das questões jurídicas, sociais e políticas do país, promovendo o acesso à informação qualificada e o diálogo entre os setores público e privado.