Nenhum evento previsto.
09/10/2024
ANADEP e ADPEP celebram a chegada de novos(as) defensores(as) públicos(as) do Estado do Pará
Fonte: ANADEP
Estado: DF
Estado: DF
No último dia 30 de setembro, a Defensoria Pública do Estado do Pará deu posse a mais nova turma de nomeados. Cinco defensoras e defensores públicos foram empossados(as). O presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Pará (ADPEP), Bruno Braga, também representou a ANADEP na ocasião.
A defensora pública-geral, Mônica Belém, também se emocionou ao relembrar o momento em que tomou posse como defensora. “Foi aqui, há mais de 17 anos, que tomei posse como defensora pública do estado do Pará e eu sei o que vocês estão sentindo”, declarou. Em seu discurso, ela destacou o sentimento de pertencimento à instituição como essencial para o bom desempenho das funções defensoriais, além de reafirmar o compromisso com os mais vulneráveis.
Os(as) novos(as) defensores(as) serão designados(as) para atuação em municípios do interior do estado, fortalecendo o compromisso institucional de levar a Defensoria a cada vez mais paraenses. Desde 2020, a DPE-PA expandiu sua atuação de 44 para 107 municípios até o momento, isso só foi possível devido à posse de mais de 80 defensores públicos. Locais que passaram anos sem a presença defensorial, como as cidades de Afuá, Chaves, Ourilândia e Tucumã, agora contam com a presença permanente de um(a) defensor(a) público(a).
Estiveram presentes na cerimônia, além dos empossados e seus familiares, os membros e membras do Conselho Superior, do corpo gestor da instituição e autoridades, como o juiz Líbio Moura, presidente da Associação dos Magistrados do Pará (AMEPA), e demais membros/as e servidores/as da instituição.
Curso de formação
Na sexta-feira (4), a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e o presidente da ADPEP, Bruno Braga, participaram do curso de formação dos(as) cinco novos(as) defensores(as) públicos(as) do Pará.
A dirigente da ANADEP abordou a importância do associativismo no fortalecimento das Defensorias Públicas. Rivana Ricarte também falou sobre o funcionamento e objetivos da Associação Nacional no âmbito legislativo e jurídico. Já Braga destacou o trabalho associativo local.