Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
09/07/2024

AC: Aprovados no projeto Dignidade no Cárcere iniciam atendimentos na Unidade Penitenciária do Quinari

Fonte: ASCOM/DPEAC
Estado: AC
Nesta segunda-feira, 8 de julho, os assessores jurídicos aprovados no 1º Processo Seletivo do Projeto Dignidade no Cárcere, uma iniciativa conjunta da Defensoria Pública do Acre e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), iniciaram os atendimentos na Unidade Penitenciária do Quinari. Durante o primeiro dia, 31 pessoas encarceradas foram atendidas, incluindo tanto detentos provisórios quanto sentenciados.
 
O objetivo deste projeto é aumentar a frequência e a qualidade dos atendimentos da Defensoria, com foco na defesa nos processos criminais e no aprimoramento do atendimento psicossocial e jurídico na fase de execução penal.
 
Na última sexta-feira, 5 de julho, a unidade já havia recebido atendimento de uma psicóloga e uma assistente social, dando continuidade ao suporte integral aos detentos.
 
Os atendimentos realizados pelos assessores jurídicos seguem uma semana de curso de formação. O cronograma do Projeto Dignidade no Cárcere foi cuidadosamente elaborado para a capacitação de assessores jurídicos, assistentes sociais e psicólogos, oferecendo diversas atividades importantes ao longo da semana.
 
Cronograma da Semana de Formação:
 
1º de julho: Início do curso com foco em práticas do regime fechado e semiaberto, direitos e deveres dos presos e procedimentos pós-crise, todos ministrados pelos defensores públicos Gustavo Medeiros, coordenador Criminal da DPE/AC, e Bruno Vigato. 
10h às 12h: Sessão sobre a LGPD na Defensoria, facilitada pelo Diretor Jurídico Madson Rocha e pelo Assessor Jurídico Iago Nobre.
14h às 17h: Apresentação dos sistemas E-SAJ e SEEU por Breno Cássio e Gabriela Escurra.
2 de julho: Apresentação sobre a estrutura organizacional da DPE/AC pela corregedora-geral Roberta Caminha Melo, seguida por uma sessão com a equipe do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) e outra sobre o Sistema Solar com a coordenadora Cível Thais Araújo.
A semana de formação também incluiu visitas e apresentações de equipes da 10ª Defensoria Criminal, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
 
O Projeto Dignidade no Cárcere representa um importante passo na melhoria do sistema penitenciário do Acre, proporcionando aos detentos um atendimento mais humanizado e eficiente.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
13 de agosto (Brasília)
AGE
3 de setembro (Brasília)
AGE
1º de outubro (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
12 de dezembro (Brasília)
AGE
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)