A Defensoria Pública do Pará, por meio do Núcleo Regional de Parauapebas, realizou, entre os dias 25 e 27 de junho, atendimentos para pessoas privadas de liberdade da Unidade de Custódia e Reinserção (UCR) do município de Parauapebas.
A ação totalizou 330 atendimentos realizados pelos defensores públicos Luiz Albuquerque e Anderson Silva, com o apoio da direção da UCR. O propósito da ação foi viabilizar o acesso aos processos, pedidos de remição, revogação de prisão, Habeas Corpus e especialmente, o acesso à justiça e às informações básicas da pessoa que busca saber os motivos pelos quais se encontra custodiada.
Segundo o defensor público Luiz Albuquerque, a importância do mutirão está em atingir, a partir desses mutirões, um número maior de assistidos. “Esta atuação nos aproxima das pessoas privadas de liberdade, demonstrando que podem contar com a Defensoria no que precisar. A nossa missão realmente é se fazer presente e viabilizar esse acesso às informações do processo e do cumprimento de pena”, afirma o defensor.
Serviço:
A sede da Defensoria Pública do Pará em Parauapebas fica localizada na Rua C, N° 500, bairro Cidade Nova.
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.