Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
07/06/2024

ANADEP lança selo comemorativo para marcar aniversário de 40 anos

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF
 
Criada no dia 3 de julho de 1984, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) completa, em 2024, 40 anos de existência e de atuação. Para marcar a memória e legado da Instituição, a diretoria da ANADEP lança, nesta sexta-feira (7/6), selo comemorativo. A peça substituirá a atual marca da entidade durante o ano e será utilizada nas publicações e documentos oficiais. O selo mantém as cores da marca e traz como principal novidade o número 40 e a palavras "anos" com a fonte itálica e cursiva, para remeter ao(à) leitor(a) o sentimento de uma celebração especial. 
 
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, explica que a chegada dos 40 anos da entidade é uma data que marca espaço de resgate de memória do associativismo, da entidade de classe e da própria Defensoria Pública brasileira. "É uma honra construir a história da criação e fortalecimento da Defensoria Pública em todas as unidades da federação, lutar pela sua autonomia funcional, administrativa e financeira, trabalhar para garantir o respeito às prerrogativas de defensoras e defensores públicos, buscar assegurar a unidade, indivisibilidade e independência funcional, assim como atuar em defesa da simetria constitucional. Celebrar a data é, antes de tudo, dar sentido à existência da entidade nacional que, ao ser paladina da Constituição Federal, também é das legítimas causas da gente brasileira", pontua a presidenta.
 
Como parte das celebrações do aniversário de 40 anos da ANADEP será realizada no dia 11 de julho (quinta-feira), às 14h, sessão solene no Plenário do Senado Federal. O requerimento da sessão foi proposto pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). 
 
Sobre a ANADEP: 
 
Nessas quatro décadas de atuação, a ANADEP entidade representa cerca de 7000 defensoras e defensores públicos ativos e inativos de 27 unidades da federação, responsáveis constitucionalmente pela defesa judicial e extrajudicial, em todos os graus de jurisdição, das pessoas em situações de vulnerabilidades. A ANADEP é a maior entidade da categoria de defensoras e defensores públicos das Américas.
 
Em âmbito nacional, a entidade colabora com os Três Poderes no aperfeiçoamento da ordem jurídica. No Legislativo, atua de forma efetiva com sugestões e acompanhamento de projetos em tramitação. Nas Cortes Superiores, especialmente no Supremo Tribunal Federal, atua para que a autonomia das Defensorias Públicas Estaduais e do Distrito Federal seja preservada contra qualquer retrocesso para a carreira das defensoras e defensores públicos. No Poder Executivo, contribui com a formulação de políticas públicas de acesso à justiça das pessoas em situações de vulnerabilidades.
 
O trabalho da diretoria, com o apoio das comissões temáticas, é focado na defesa do interesse institucional e na elaboração de projetos que impactam os(as) usuários(as) dos serviços da Defensoria Pública nas mais diferentes áreas de atuação.
 
Em âmbito internacional, a ANADEP é presença ativa em diversos foros, como o Bloco de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (BLODEPM), a Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF) e a Reunião Especializada dos Defensores Públicos do Mercosul (REDPO), sempre atuando em prol da autonomia da Defensoria Pública e do reconhecimento do trabalho de cada defensora e defensor público, incentivando o intercâmbio de ideias e experiências.
 
 
 
 
 
 
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
10 de julho (Brasília)
AGE
13 de agosto (Brasília)
AGE
3 de setembro (Brasília)
AGE
1º de outubro (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
12 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas e abertura do XVI CONADEP
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
12 de dezembro (Brasília)
AGE
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)