Este site utiliza cookies para guardar as informações de quem faz login,
a fim de manter a conexão com a área restrita do site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade
(clique aqui).
A ANADEP também está na Campanha Outubro Rosa pelo combate ao câncer de mama
22/05/2024
ANADEP lança Campanha Nacional #UmNovoPresenteéPossível no CIAMP-RUA
Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da ASCOM MDHC e CIAMP-RUA
Estado: DF
A ANADEP participou, na manhã desta quarta-feira (22/5), de reunião da 8ª Reunião Ordinária do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua (CIAMP-Rua), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
A convite do coordenador-geral do CIAMP-Rua, Anderson Lopes Miranda, a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, apresentou a Campanha Nacional “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua”, aos(às) integrantes do Comitê. Ela explicou aos(às) presentes sobre a construção coletiva da Iniciativa que contou com o apoio da Comissão Temática da População em Situação de Rua da ANADEP e de movimentos sociais representantes do seguimento de população em situação de rua.
"Quando a gente fala em "Um Novo Presente é Possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua", a gente não está sendo demagogo em querer achar que vamos, Defensoria Pública, acabar com a problemática desta questão. Queremos chamar atenção de que é possível construir um outro presente se houver política pública e um conjunto de esforços para que superemos esta situação. Se não abrirmos para olhar esta situação hoje, amanhã enfrentaremos esta mesma realidade", pontuou a dirigente.
Rivana Ricarte ressaltou que estar no CIAMP com a Campanha Nacional é muito simbólico. "É muito importante para nós que o Comitê esteja junto para que possamos dar visibilidade e, de fato, vestir a camiseta desta iniciativa. Que possamos estimular e dar visibilidade a esta temática em todos os espaços", finalizou.
Em seguida, Anderson Lopes reafirmou a importância de se lançar campanha no âmbito do CIAMP-RUA.
Em seguida, uma das participações emblemáticas da reunião foi com o deputado Reimont (PT-RJ) que é o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da População de Rua da Câmara dos Deputados. Na ocasião, o parlamentar elogiou o trabalho da Defensoria Pública para o acesso à justiça das pessoas em situações de vulnerabilidades. Ele se comprometeu em viabilizar uma audiência pública voltada para a divulgação da Campanha Nacional na Câmara. "Estou aqui acordado e ombreado por cada um e cada uma. Parabenizo pela luta e pela disposição e comprometimento em relação a esta pauta", destacou Reimont.
Durante a reunião ordinária, houve a entrega de kits para os(as) conselheiros regionais e a entrega de cartilhas.
Sobre o CIAMP-RUA:
Criado em 2009, o CIAMP-Rua tem por objetivo propor formas de estimular a criação, o fortalecimento e a integração entre os comitês estaduais, distrital e municipais de acompanhamento e monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua. O órgão, a partir da atuação das conselheiras e conselheiros, organiza, periodicamente, encontros nacionais para avaliar e formular ações para a consolidação da Política Nacional para a População em Situação de Rua.
A atual formação do Comitê (Biênio 2023-2025) é composta por 22 integrantes. De forma inédita, o colegiado teve ampliação da participação social e será composto majoritariamente por pessoas que já tiveram algum tipo de trajetória de rua.