Ao longo da semana, a presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e as presidentas Fernanda Fernandes (AGDP), Kelviane Barros (ADPEC) e Karla Letícia de Araújo Nogueira (ADPETO) cumpriram atividades legislativas no Congresso Nacional.
Na agenda, as defensoras públicas acompanharam os trabalhos da Comissão de Segurança Pública do Senado e participaram da sessão solene dedicada a comemorar o bicentenário da Independência da Bahia. Também chamada de Independência do Brasil na Bahia, o dia 2 de julho relembra a expulsão do exército português, em 1823, no estado da Bahia, depois de batalhas que duraram mais de um ano. A homenagem atendeu a requerimento dos senadores Jaques Wagner (PT-BA), Randolfe Rodrigues (AP) e dos(as) deputados(as) Bacelar (PV-BA), Alice Portugual (PCdoB-BA), Lídice da Mata (PSB-BA) e Rogéria Santos (Republicanos-BA).
Na corrida aos gabinetes, o grupo reuniu-se com os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Angelo Coronel (PSD-BA) para dialogar sobre matérias que tramitam na Casa e que são de interesse da Defensoria Pública. Houve também visita ao gabinete do senador Eduardo Gomes (PL-TO).