A vice-presidenta institucional da ANADEP, Juliana Lintz, participou nessa quarta e quinta-feira (14 e 15) do seminário nacional dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa: Enfrentamento a todas as formas de violência. O evento foi organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional de Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), em Brasília.
O seminário, que integra a campanha “Junho Violeta”, contou em seu primeiro dia com a presença do ministro Silvio de Almeida; e do secretário nacional de Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, além de representantes de diversos ministérios e da sociedade civil. Durante o evento, foram anunciadas ações e iniciativas de políticas públicas promovidas pela SNDPI voltadas às pessoas idosas e ao enfrentamento dos diversos tipos de violência cometidos contra essa faixa etária.
O segundo dia do seminário foi reservado para discussões sobre o tema em questão com representantes de órgãos governamentais, tais como Defensoria Pública, Procon, Previdência Social, Fiocruz e Subsecretaria do Idoso do Distrito Federal. A defensora pública do Distrito Federal e membra da Comissão Temática dos Direitos da Pessoa Idosa da ANADEP Amanda Cristina Ribeiro Fernandes e o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, participaram da mesa.
Campanha Junho Violeta: no início deste mês, o MDHC lançou a campanha “Junho Violeta” com o objetivo de conscientizar a sociedade brasileira sobre a necessidade de atuar na garantia dos direitos humanos e no enfrentamento à violência contra as pessoas idosas. Apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos contra esse segmento social.