Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
25/05/2023

#ANADEPnosEstados: solenidade marca 40 anos da DPE-PA com presença da ANADEP e da ADPEP-PA

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da DPE-PA
Estado: PA
 
A Defensoria Pública do Estado do Pará promoveu, nessa quarta-feira (24/5), cerimônia para celebrar os 40 anos da Instituição, fundada em 11 de maio de 1983 por Benecdito Wilfredo Monteiro. O aniversário foi marcado pela entrega das “Honrarias do Mérito Defensorial”, durante evento no Teatro Maria Sylvia Nunes, a personalidades que prestaram relevantes serviços à Instituição. 
 
 
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e o presidente da ADPEP-PA, Marcus Vinicius Franco, receberam o "Destaque Mérito Defensorial" na cerimônia, ao lado de outros(as) defensores(as) públicos(as) e servidores(as) que contribuíram para o fortalecimento da Defensoria paraense.
 
 
Outro destaque foi o "Colar Mérito Defensoria". A comenda foi entregue ao senador e ex-governador do estado, Jader Barbalho; aos ex-governadores(as) Almir Gabriel (1995-2003) e Ana Júlia Carepa (2007-2011), e ao atual governador do Pará, Helder Barbalho, e à vice-governadora Hana Ghassan. As honrarias foram entregues pelas mãos do defensor público-geral, João Paulo Lédo, e pela subdefensora pública-geral, Mônica Belém. 
 
 
“Jader Barbalho foi o fundador, Ana Júlia deu autonomia e, na gestão Helder, a Defensoria se interiorizou e vai chegar ao município de número 100 ainda no segundo semestre deste ano, levando cidadania e acesso à justiça a mais de 2 milhões de paraenses. Essa festa não é da instituição, mas do povo paraense, do povo mais pobre, que por meio da instituição tem uma ferramenta de garantia de direitos e cidadania”, disse o defensor público-geral, João Paulo Ledo.
 
Durante a cerimônia, o defensor público-geral apresentou os números da gestão e as metas para o final do ano. A Defensoria do Pará atuava em 44 municípios paraenses em 2020; em 2021, o número saltou para 67; ano passado, após a posse dos defensores públicos aprovados no V Concurso Público, a instituição atinge 95 cidades com 250 defensores públicos. O caminho percorrido já demonstra o compromisso da gestão com o cidadão, mas a meta é ir além: “Espero comemorar, no início do próximo semestre, a chegada de novos defensores e nossos serviços no município de número 100. A meta ambiciosa é de fechar 2023 com o atendimento de número 2,1 milhões”, concluiu o DPG.
 
A agenda no Pará também contou com visitas às sedes da ADPEP e da DPE-PA. 
 
 
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)