Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
25/05/2023

SC: Defensoria Pública garante leite especial para criança de oito meses de idade com alergia alimentar

Fonte: ASCOM/DPESC
Estado: SC
 
Por meio da unidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina (DPESC) obteve decisão judicial favorável a uma família assistida pela instituição para que fosse fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o suplemento alimentar infantil necessário para criança alérgica a proteína do leite de vaca em um prazo de até dez dias.
 
A criança de oito meses de idade tem alergia à proteína do leite de vaca (APLV), uma alergia alimentar causada pelo sistema imunológico que reage às proteínas do leite de vaca e causa perda de peso, vômitos, irritabilidade, entre outros sintomas. O tratamento recomendado pela pediatra foi a utilização de uma fórmula alimentar, cujo custo é alto demais para as condições financeiras da família.
 
Apesar do suplemento estar incorporado na lista do SUS, ele ainda não estava sendo disponibilizado à população, portanto, a criança não poderia recebê-lo. Em razão da necessidade do tratamento para que o quadro clínico do menino não sofresse complicações, o defensor público Tauser Ximenes Farias ingressou na Justiça solicitando tutela de urgência.
 
O juízo da Vara Única da Comarca de Taió aceitou o pedido, determinando que o Município e o Estado de Santa Catarina forneçam o suplemento alimentar infantil, de acordo com prescrição médica, sob pena de sequestro do valor necessário para realização do tratamento na esfera particular em até dez dias.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)