Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
14/04/2023

ANADEP divulga identidade visual da Campanha Nacional 2023

Fonte: ASCOM ANADEP
Estado: DF

 

Este ano, a campanha nacional temática da ANADEP, Associações Estaduais e do DF e Defensorias Públicas estaduais e do DF tem como temática central os direitos das pessoas com deficiência.

A partir do slogan "DEFENSORIA PÚBLICA: em ação pela inclusão", o principal objetivo é promover a educação em direitos e servir como instrumento da luta anticapacitista e inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços.

A iniciativa visa ressaltar a atuação de defensoras e defensores públicos que buscam garantir às pessoas com deficiência uma vida independente e autônoma, com efetivação sem barreiras do acesso a educação, saúde, moradia, trabalho, transporte, cultura, esporte e lazer, como garantido na Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

Pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que no Brasil 17,3 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência.

Identidade visual:

A identidade visual da campanha foi elaborada pela assessoria de comunicação, com apoio da Comissão Temática dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ANADEP. A concepção teve como objetivo central trazer cores leves e ressaltar pessoas com deficiência em diversos espaços, sem estigmatizar seus corpos e imagem.

Ao todo foram escolhidos sete personagens, respeitando as questões de gênero e raça. As fotos representam: uma criança com autismo, um adolescente com deficiência psicossocial, uma idosa com deficiência auditiva, um idoso com deficiência física em situação de rua, um homem com deficiência visual, um homem com deficiência física (amputação de membro superior) e uma mulher com síndrome de down. Em volta das fotografias, foram acrescentadas uma série de símbolos que remetem a importância da acessibilidade: o ícone do cão-guia, libras, braille, audiodescrição, símbolo universal de acessibilidade da Organização das Nações Unidas (ONU), neurodiversidade e o símbolo Internacional de Acesso.

Todos os materiais da campanha seguirão técnicas internacionais de legibilidade para facilitar a leitura das pessoas com baixa visão: fonte em tamanho maior, maior espaçamento entre as linhas e contraste forte entre a cor de fundo e a cor da letra do texto. Nas redes sociais, haverá legendas com cores fortes e contrastes nos vídeos. Outro recurso a ser utilizado será a #descriçãodaimagem para facilitar o acesso ao conteúdo por pessoas com baixa visão e/ou com deficiência visual. 
 

Lançamento

O lançamento da Campanha Nacional "DEFENSORIA PÚBLICA: em ação pela inclusão" ocorrerá no dia 4 de maio (quinta-feira), no auditório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em Brasília.

O evento contará com a diretoria da ANADEP, membros(as) da Comissão Temática dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ANADEP, defensoras e defensores públicos estaduais, movimentos sociais, sociedade civil, parlamentares, ministros e imprensa.

A programação será dividida em três momentos: abertura com apresentação do vídeo institucional, mesa oficial com autoridades ligadas à temática e apresentações culturais. O ponto alto será a palestra “Inclusão e anticapacitismo: os direitos das pessoas com deficiência e a ocupação dos espaços de poder” que contará com ativistas, usuários dos serviços da Defensoria Pública e defensores(as) públicos com deficiência.

Saiba mais: www.anadep.org.br/EmDefesadaInclusao

Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)