Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
13/04/2023

CNJ promove seminário “Políticas Judiciárias de Melhoria do Regime de Gratuidade de Justiça”

Fonte: ANADEP
A diretoria da ANADEP e representantes das Associações Estaduais participaram, nessa quarta-feira (13), do seminário “Políticas Judiciárias de Melhoria do Regime de Gratuidade de Justiça”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. A iniciativa teve por objetivo debater sobre assuntos diversos ligados à temática da gratuidade de justiça.
 
Em formato híbrido, o seminário foi aberto pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça Villas Boas Cueva, e pelo conselheiro Richard Pae Kim.
 
Na primeira metade do evento foi apresentado o diagnóstico das custas processuais praticadas nos tribunais, pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ. 
 
 
Em seguida, no painel Fotografia da Gratuidade, foram mostrados dados preliminares sobre a gratuidade nos tribunais brasileiros que incluem a Justiça do Trabalho e a Justiça Estadual. Além disso, foram contemplados dados sobre juizados, grandes litigantes, pessoas jurídicas, entre outros. O secretário-geral do Superior Tribunal de Justiça, juiz Carl Olav Smith, presidiu a mesa de debates sobre o tema.
 
O acesso à justiça foi o tema do segundo painel de discussão do seminário que tratou da gratuidade no sistema de justiça. Os convidados analisaram o tema à luz da base teórica e jurisprudencial, coordenados pelo conselheiro Bandeira de Mello. No primeiro painel da tarde, painelistas e participantes avaliaram a percepção dos acadêmicos, dos magistrados, dos advogados e da população em geral sobre o tema.
 
Ao final, houve a apresentação da proposta de pesquisa sobre Gratuidade de Justiça, que será conduzida pelo Grupo de Trabalho (GT) instituído pela Portaria n. 113/2022. O GT foi criado para realizar estudos e apresentar propostas de políticas judiciárias de ampliação do acesso à justiça, melhoria dos regimes de custas, taxas, despesas judiciais e gratuidade de justiça ao CNJ.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
13 de maio (virtualmente)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)