Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
31/03/2023

MG: Defensoria faz atendimentos na última etapa da Operação Átria, ação conjunta de combate a crimes contra a mulher

Fonte: ASCOM/DPEMG
Estado: MG
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) participou de mais uma ação da Operação Átria, iniciativa de combate a crimes contra a mulher que, ao longo de um mês, integrou as forças mineiras de segurança e instituições parceiras, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp).
 
A Operação Átria foi demandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e aconteceu em todo o território brasileiro.
 
Em Minas, a iniciativa fez parte do Plano de Atuação Integrada entre a Sejusp, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros, Ministério Público de Minas Gerais e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
 
No dia 28 de março, durante a ação promovida em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, a defensora pública Laurelle Cavalho de Araújo representou a DPMG, realizando atendimento da população em todas as áreas jurídicas, em especial na defesa da mulher em situação de violência.
 
A população contou com atendimento da Defensoria Pública de Minas, dos programas de Prevenção à Criminalidade da Sejusp e do Centro de Referência de Direitos Humanos (CRDH), além de sessões de massagem, duas exposições de artesanato, exposição fotográfica, voucher para corte de cabelo, divulgação e orientação dos serviços de atendimento psicossocial às mulheres pelo Cerna e de cadastro de currículos no Banco de Empregos A Vez Delas.
 
Outras atividades também foram promovidas no município, como ação social junto à população, entrega de absorventes produzidos no sistema prisional às mulheres em vulnerabilidade social e lançamento do “Chame a Frida”, aplicativo desenvolvido pela Polícia Civil para atender de forma imediata às solicitações de mulheres vítimas de violência, por meio de mensagens pré-programadas.
 
 
Agentes públicos de diversas instituições atuaram na Operação Átria
A atividade marcou o fim da operação, iniciada em 27 de fevereiro em todo o estado. Na ocasião, foram divulgados os dados da ação em Minas Gerais.
 
Balanço estadual
 
Durante o mês, 412 pessoas foram presas, 45 vítimas resgatadas e 131 ações de retiradas de pertences foram realizadas. O balanço aponta 2.378 inquéritos policiais concluídos e 2.073 inquéritos instaurados pela Polícia Civil de Minas.
 
Ao todo, foram 6 mil visitas/diligências policiais realizadas; 218 mandados de prisão e 56 de busca e apreensão cumpridos. A operação, realizada nos 853 municípios do estado, contou também com a ajuda da população, com 995 denúncias anônimas recebidas por meio do Disque Denúncia 181.
 
As instituições cumpriram mandados de prisão, busca e apreensão, realizaram palestras, campanhas informativas de serviços, policiamento ostensivo, visitas tranquilizadoras às vítimas de violência doméstica, trabalho de responsabilização junto a homens autores de violência e outras ações preventivas e repressivas.
 
Por meio dos programas de Prevenção à Criminalidade, 11.860 mulheres em situação de violência doméstica foram atendidas e realizados 492 atendimentos de homens autores de violência contra a mulher.
 
Mais de 2 mil profissionais participaram da força-tarefa mineira, dentre esses: policiais civis, militares e penais; agentes socioeducativos; bombeiros militares; integrantes da Defensoria Pública de Minas Gerais e do Ministério Público; técnicos da Política de Prevenção Social à Criminalidade da Sejusp; e profissionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)