Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
27/10/2022

ANADEP participa do IX Congresso da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF)

Fonte: ANADEP
Estado: DF
Durante dois dias, defensoras e defensores públicos de diversos países estiveram em Buenos Aires, na Argentina, para participar do IX Congreso de La Associación Interamericana de Defensorás Públicas, organizado pela Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF). O encontro, que aconteceu nos dias 25 e 26, teve como tema “Abordajes de la violencia institucional desde las Defensorías Públicas”. A presidenta da ANADEP e o diretor de relações internacionais, Rivana Ricarte e Antonio Maffezoli, participaram do evento. Houve ainda a presença do presidente do CONDEGE, Florisvaldo Fiorentino, da defensora pública de Santa Cataria Fernanda Mambrini e do presidente da ADEP-DF, Rodrigo Duzsinski.
 
 
A programação foi dividida em seis painéis: apresentação sobre o Impacto da jurisprudência da Corte Interamericana sobre o trabalho de defesa pública; os princípios sobre entrevistas eficazes para pesquisa e coleta de Informações; violência institucional em contextos de confinamento. Obrigações do Estado; violência institucional e grupos vulneráveis; e violência institucional nos procedimentos das forças de segurança. Houve ainda apresentação de casos da Costa Rica, Chile e Argentina no âmbito do SIRCAIVI, que é um sistema de cadastro, comunicação e atenção integral às vítimas de violência prisional e institucional.
 
 
Uma das principais palestras foi proferida por Carlos Beristain, médico e doutor em psicologia. Bristain é referência internacional no atendimento psicossocial às vítimas e é perito em avaliação médica e psicossocial em diversas ocasiões perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
 
O encerramento contou com a presença da defensora geral da República Argentina, Stella Maris Martínez, que esteve à frente da Coordenação Geral até a atual eleição do novo coordenador, Juan Carlos Pérez Murillo, da Defensoria Pública da Costa Rica. A eleição aconteceu nessa segunda-feira (24/10), durante reunião ordinária do Conselho Diretivo. A nova diretoria da AIDEF estará à frente durante o biênio 2022-2024. A ANADEP assume a posição de vocal.
 
Defensoras e defensores públicos do Uruguai, Paraguai, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Honduras, Guatemala, México, República Dominicana, Costa Rica, Paraguai, Panamá, entre outros, participaram do Congresso.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)