Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
20/10/2022

Defensoras e defensores públicos participam de assembleia geral da ANADEP de outubro; ADPERGS foi anfitriã do encontro, que ocorreu em Gramado

Fonte: ANADEP
Estado: DF
A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) promoveu, nesta quinta-feira (20), assembleia geral extraordinária. O encontro foi conduzido pela presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte; e pela vice-presidenta institucional, Rita Lima. A Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS) foi a anfitriã do evento, que ocorreu de forma presencial em Gramado (RS) e online, via zoom.  
 
Durante a AGE, as defensoras e defensores públicos discutiram assuntos de interesse da categoria no âmbito jurídico e legislativo, além de pautas institucionais. 
 
O primeiro item foi a apresentação do balanço parcial das Missões de Observação Eleitoral. Rivana Ricarte apresentou detalhes da atuação do 1º turno e das preparações para o 2º turno. Um dos destaques mencionados foram as visitas das Associações Estaduais e do DF aos Tribunais Regionais Eleitorais e as inserções na imprensa sobre o tema. "A ANADEP compreende que a iniciativa traz o olhar da Defensoria Pública sobre o processo eleitoral e contribui para o aprimoramento do sistema. Concluímos essa primeira etapa das eleições celebrando o sistema eleitoral como instrumento de expressão da Democracia, e reconhecendo a importância dos mecanismos eleitorais para a preservação da segurança jurídica e da dignidade da pessoa humana", pontua a dirigente.
 
 
Em seguida, os(as) assessor(as) parlamentares da ANADEP, Enrico Ribeiro e Bruna Duarte, fizeram uma apresentação sobre o panorama do cenário legislativo pós-eleições. Houve uma análise das bancadas do Congresso Nacional. A possível retomada da tramitação da PEC 32/2020 (Reforma Administrativa) e a PEC 63/2013 (ATS) também foram objeto de discussões. 
 
Na pauta jurídica, o foco foi sobre o RE 1035554 (interesses individuais dos indígenas); sobre a tramitação da ADI 4346 (instauração de inquérito policial e diligências necessárias à apuração de crime de ação penal pública/MG; as ADIs que tratam da advocacia dativa em Santa Catarina; a ADI 6254 (reforma da previdência); e a ADPF 1006 (mínimo existencial).
 
 
O presidente da AGDP e diretor para assuntos legislativos da ANADEP, Allan Joos, também falou sobre os preparativos para XV Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (CONADEP), que será realizado de 8 a 11 de novembro, em Goiânia.
 
Entre outros temas tratados na reunião, destacam-se: a escolha de tema para a Campanha Nacional 2023; e a reunião do Bloco de Defensores Públicos Oficiais do Mercosul (BLODEPM), que ocorrerá em Brasília, em novembro.
 
 
Participaram da AGE presencialmente em Gramado, os(as) representantes da ADPACRE, ADEPAL, ADEPAP, ADEP-BA, ADPEC, AGDP, ADPEMA, ADEP-MS, ADEP-MG, ADPEP-PA, ADEPAR, ADPERN,  ADPERJ, ADPERGS, ADPER, APIDEP, APADEP e ADEPESC.
 
 
 
Virtualmente, participaram representantes ADEPAM, ADEPES, ADEP-DF, AMDEP, ADEPEPE e ADPESE.
 
Clique aqui e confira as fotos.
 
Durante as atividades em Gramado (RS), a diretoria da ANADEP também participou do XXVI Encontro Estadual das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul. Na ocasião, houve palestra magna com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Alves dos Reis Júnior.
 
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)