Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
19/10/2022

Defensoras e defensores públicos da Bahia e do Pará são finalistas no Prêmio Innovare 2022

Fonte: ASCOM ANADEP *Com informações da ASCOM Innovare
Estado: DF
 
A Comissão Julgadora do 19º Prêmio Innovare escolheu as práticas finalistas desta edição durante reunião ampliada no Rio de Janeiro, no dia 7 de outubro. Ao todo, 549 iniciativas foram selecionadas pela coordenação para participar da premiação.  A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, e a defensora pública Patrícia Kettermann, participaram do encontro.
 
Na categoria Defensoria Pública, as duas finalistas são: Câmara de Conciliação em Superendividamento, da DPE-PA; e Programa Mãos que Reciclam, da DPE-BA. 
 
"Câmara de Conciliação em Superendividamento" tem autoria dos defensores públicos Cássio Bittar Vasconcelos e Mauro Pinho da Silva; dos(as) economistas Fernanda Campos de Carvalho e Alexandre Vinicius Campos Damasceno; e da assessora jurídica da Defensoria Pública Isaura Rafaella Bemergui. O projeto resolve conflitos que envolvem o superendividamento da pessoa endividada, garantindo assistência jurídica, orientação financeira, social e psicológica e uma linha direta com os credores e instituições parceiras dispostas a auxiliar na retomada de seu equilíbrio financeiro. A Câmara conta ainda com a ferramenta Capital Solidário, que permite a portabilidade assistida de débitos e fomenta a educação financeira. 
 
Já a prática "Programa Mãos que Reciclam", desenvolve ações para garantir o acesso dos catadores à condição digna e salubre de trabalho, de forma que sejam reconhecidos pela comunidade, setor produtivo e pelo poder público como agentes ambientais. O programa foi replicado em toda a Bahia, até mesmo em comarcas onde não há sede da Defensoria. O projeto é das defensoras públicas Kaliany Gonzaga de Santana Ribeiro e Aline Brito Muller.
 
O anúncio das escolhidas como premiadas e menções honrosas será feito no início de dezembro, em cerimônia no Supremo Tribunal Federal (STF), em data a ser divulgada.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)