Instagram Facebook Twitter YouTube Flickr Spotify
03/10/2022

PA: DPE promove posse popular dos novos defensores e o projeto "Defensoria Presente", em Marituba

Fonte: ASCOM/DPEPA
Estado: PA
A Defensoria Pública do Pará realizou nesta sexta-feira, 30 de setembro, a posse popular dos 35 novos defensores públicos do Estado e a 3° edição do projeto "Defensoria Presente", na Escola Municipal Renausto Amanajás, em Marituba. 
 
Durante a ação foram ofertados gratuitamente os serviços de emissão de documentos e atendimentos especializados à família, como: fixação, oferta e revisão de pensão alimentícia, investigação de paternidade, divórcio consensual e litigioso, guarda de crianças e adolescentes e dissolução de união estável. Já na área cível, ações referente a registros públicos, curatela e alvará.  
 
Para a recém empossada, a paraense Fernanda Marcião, a atuação na posse popular foi de muitas emoções. "Foi uma sensação múltipla: felicidade por realizar um sonho, medo por ser a primeira vez e, depois, gratidão enorme por ver o quanto eles confiam na gente. Foi incrível! Depois que terminei fui ao banheiro e chorei de felicidade", contou emocionada. 
 
Os novos defensores públicos irão atuar em 28 municípios do Estado, efetivando a expansão da Defensoria Pública pelo interior. Com a ampliação no número de membros, a instituição passa de 67 para 95 cidades com atendimento defensorial.
 
Itaituba é a Regional mais longe da capital paraense e foi a escolhida pela defensora Ana Carolina Simão, que também atenderá em Novo Progresso, na região sudoeste do Pará. Ela é do estado do Rio de Janeiro e comentou sobre a expectativa de mudança de vida. "Eu vim de coração 100% aberto, vim pra cá entregue à missão. O dia de hoje foi muito legal, os assistidos foram extremamente calorosos e colaborativos comigo. Foi uma excelente experiência", destacou. 
 
Projeto Defensoria Presente
 
Na manhã desta sexta-feira, moradores de Marituba tiveram a oportunidade de receber o projeto "Defensoria Presente", iniciativa que busca atender e diminuir a grande demanda das cidades por onde passa. Ao total, foram mais de 100 atendimentos realizados.
 
A grande procura de hoje foi a fixação de pensão alimentícia. Essa também foi a busca da assistida Edilene Moraes. "Tenho uma filha de 9 anos e o pai dela nunca pagou a pensão, busquei ajuda na Defensoria e graças a Deus resolveram nosso problema", contou ela. 
 
"Atendemos os assistidos da comarca de Marituba. Os assistidos que estavam aguardando atendimento nós adiantamos para que fossem feitos hoje no mutirão. Todos os atendimentos foram realizados e as pessoas já saíram daqui com o número do processo em mãos", pontuou a diretora metropolitana, defensora pública Luciana Filizzola.
 
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos.
Compartilhar no Facebook Tweet Enviar por e-mail Imprimir
AGENDA
8 de maio (São Paulo, 14h)
AGE
9 de maio (São Paulo, 14h)
Lançamento da Campanha Nacional
4 de junho (Brasília)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
AGE
11 de novembro (Maranhão)
Reuniões das Comissões Temáticas
12 a 15 de novembro (Maranhão)
XVI CONADEP
 
 
 
 
COMISSÕES
TEMÁTICAS
NOTAS
TÉCNICAS
Acompanhe o nosso trabalho legislativo
NOTAS
PÚBLICAS
ANADEP
EXPRESS
HISTÓRIAS DE
DEFENSOR (A)